segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Olhando no espelho!

Como sera' que seus leitores veem seu blog?

Claro que eu nunca penso nisso e por motivos simples:
* escrevo primeiramente para mim, para organizar meus pensamentos;
* depois para deixar registrado para meu filho o que vivemos por aqui, um pouco da infancia dele e
* para deixar a familia e os amigos (que estao longe) atualizados.

Mas o desafio esta ai para nos ajudar a melhorar o blog e a 3a. tarefa do Desafio 21 Dias/ 2011 é analisar a usabilidade do seu blog.


E la' fui eu fucar e tentar melhorar um pouco a aparencia do blog, para quem chega por aqui, ja' ver de cara o que ira' encontrar.

Novamente nao fiz muita coisa, mas fiquei muito feliz e orgulhosa de mim; por ter conseguido fazer algumas coisas que eu queria fazer faz tempo e nunca conseguia tempo.

Como a Nospheratt sempre diz, melhor fazer um pouco por dia, nem que seja 15 minutos, do que nao fazer nada.

E o que eu fiz? Talvez quem passe por aqui sempre, ja deve ter percebido as pequenas mudancas:

1) Consegui colocar algumas paginas, logo abaixo do cabecalho do blog (no total foram 3, com os temas: Vida em Londres, Dieta Coletiva e Curitiba)

2) Coloquei na coluna da direita, as 3 postagens mais populares. Confesso que fiquei surpresa, porque nao achei que essas eram as 3 mais populares, so uma delas eu sabia, porque e' a que mais tras leitor para ca, mas as outras nao. Achei mesmo que fosse outros posts, que tem mais comentarios.

O blog ja possui os posts relacionados ao final de cada post ha algum tempo; que e' super facil de colocar, uso o widget LinkWithin e tem funcionado e me servido bem.

Sei que ainda posso melhor mais algumas coisitas, mas paro por aqui hoje, porque ainda tenho mais 2 tarefas para concluir e conseguir ficar em dia com desafio. Porem esta no topo da minha lista para fazer no blog e' ajeitar minhas tags (etiquetas), quero e preciso fazer isso urgente... porque as vezes nem eu acho algo aqui quando preciso, imagina quem nao conhece o blog tanto quanto eu, como faz para encontrar algo que viu/ leu e nao lembra onde esta? 

E voce come tem cuidado da visibilidade do seu blog? Seus leitores consegue encontrar facilmente o que procuram?

Aproveito para agradecer quem sempre passa por aqui e esta acompanhando esse novo desafio, na medida do possivel tentarei postar outras coisas tambem. Obrigada pela paciencia!!!

{{Atualizacao}} 15/11/2011

Segue 2 prints para mostrar como adicionar paginas na parte de cima, logo abaixo o cabecalho. E' facil e voce pode colocar o conteudo que quiser (clica na foto que aumenta).
1) Entre no painel e depois va em "nova postagem" como se fosse escrever um post, atente para a parte de cima, olha la' que eu circulei onde esta escrito "Editar Paginas"; clicando ali, vai abrir essa pagina
2) Voce pode ir direto em "Criar pagina" ou ainda em "Saiba mais" (pelo que eu me lembro e' em ingles, mas verifique, nao custa nada). Como esta explicando, voce pode abrir ate 20 paginas.
Depois disso volta para a pagina como se voce fosse postar, nao tem segredo e voce ainda tem a opcao de deixar aberto para comentarios ou nao .
Pode-se escrever um post especifico para aquela pagina, ou linkar paginas que voce ja escreveu e acredita que seja de interesse do seu leitor, tem tambem a opcao de encaminhar direto para outra pagina; mas eu ainda nao descobri como faz isso. Nao deve ser dificil, assim que conseguir, volto e atualizo aqui de novo.

Ah! Essas dicas sao para quem usa a plataforma Blogger, ta? Outras plataformas nao tenho como ajudar ainda, quem sabe um dia!
Espero ter ajudado e qualquer duvida e' so' falar.

4 comentários:

  1. OI Gra,
    eu também escrevo para deixar uma memória para as minhas filhas, para atuaizar os amigos e agora para ter uma memória para mim (ando esquecendo do que fiz ontem, kkkk).
    Eu sou louca para fazer essas páginas mas ainda não consegui. Vou pesquisar mais para aprender. A suas ficaram ótimas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gra eu adorei a nova "roupagem" do blog! Parabens, ficou muito bom mesmo! Obrigada por tudo, ter te conhecido foi e e' como uma Dadiva de Deus! Espero ainda contribuir e retribuir o apoio e carinho para comigo e minha familia e quem sabe ainda ajudar na sua nova vida na minha cidade natal amada! Abracos, Jul.

    ResponderExcluir
  3. Eu no principio escrevia só pra mim e pra minha familia no Brasil, hoje eu acho que me divido entre registrar nossas memórias mas também em querer compartilha-las com meus leitores. Afinal, sinto que cada vez mais os leitores têm feito diferença na hora de me darem uma luz nos comentarios, ou de me incentivarem com alguma palavra.

    Gra, estou adorando a faxina! Eu estou sempre faxinando os meus blogs, tentando fazer as informações ficarem mais acessíveis. Adorei as tabs encima, acho que ficou muito bom mesmo. No futuro vou copiar a ideia e ponho o link pra inspiradora da faxina.

    Beijos!

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Gra,
    muito obrigada. O seu desafio está me ajudando muito, muito mesmo. Já fiz a página de contao. Agora vou fazer a página sobre mim.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails