Ja sabia ha algum tempo que para ingressar na escola, a crianca precisava ter algumas habilidades basicas:
- saber ir ao banheiro sozinha (por dois motivos: 1) com 3 anos, ela ja pode fazer isso ou seja la na escola ela deve estar sem fralda; 2) se ela estiver de fralda ainda, ninguem ira troca-la.
Ha escolas particulares, que so' aceitam criancas sem fralda apartir de 2 anos, pois eles nao fazem o desfralde);
- saber tirar e colocar: blusa (de frio, isso inclui abrir e fechar ziper), calca, sapatos
(eles estimulam as criancas a serem independentes e espera isso dos pais tambem, porque as professoras nao estao la para isso - ouvi isso de mais de uma professora!)
O mundo nao e' maternal, ja sabemos ou deveriamos saber. No comeco achei estranho mas depois percebi o quanto as criancas sao capazes e me dei conta de que no Brasil, as professoras (em geral, ta?) sao muito "maezonas" tambem, nao so professoras (eu acho que eu era e muito, mesmo nao sendo mae ainda, mas tinhas algumas preocupacoes de mae ja!)
O que hoje, eu nao sei mais dizer, se e' bom ou nao a forma como as professoras se relacionam com as criancas no Brasil, em especial na educacao infantil.
*Texto escrito originalmente em 27/01/2011
**Esse texto saiu depois de alguns que eu ja havia rascunhado, entao parece sem sentido, mas logo, logo ele ja fara mais sentido, desculpa a bagunca na ordem dos pensamentos.
***Mais post relacionados a escola, estao aqui:
Um dia especialA escola por aqui
Oi Gra,
ResponderExcluirPois é, é exatamente isso o que eu tenho percebido aqui. Eu acho sim, positivo criar o filho de forma mais independente. Eu sinto muita dificuldade ainda, talvez pela forma como fui criada também, e nossa cultura e tal, mas estou tentando ser mais solta, apostar mais no meu filho.
E vc acabou de me dar mais um otimo motivo pra isso: a escolinha. O desfralde ainda não avançou mais por causa do inverno aqui, que está muito forte e ele reclama que o penico é muito frio - apesar do aquecimento. Então vou esperar a primavera, mas sei que ele ja está preparado.
Beijos,
Lu
PS: Eu não encontrei aquele livro pra comprar. E como vc tem sido tão gentil em oferece-lo, posso te pedir pra me enviar e depois eu te envio ele de volta? E pode mandar pelo correio mais barato q vc encontrar, não tem pressa. Muito, muito obrigada!!! :)
Oi Gra,
ResponderExcluirque saudades daqui. Ando tão sem tempo de visitar os blogs amigos. Mas nesse final de semana vou me atualizar.
Quando morei na França, a minha irmã mais nova estava na escolinha e percebemos essa diferença.
Eu acho que o jeito maternal das professoras aqui é adequado ao nosso temperamento. Somos latinos, mais dengosos. Acho que precisamos desse carinho.
A linha da escola segue bem a cultura do seu povo e acho que essas diferenças são positivas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Oi Gra,
ResponderExcluirdeixei um selinho para você lá no blog. É uma forma de demonstrar o carinho que tenho por vocÊs.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Seu blog vai ser SUPER útil pra mim! Pois não tenho conhecidos com criança em Londres e estou indo com meu baby de 1a8m "na raça".... Bjsss obrigada pelas dicas! ;)
ResponderExcluir