terça-feira, 25 de março de 2014

Pensar e agir diferente e' so' comecar.

Pensar e agir diferente e' so' querer e comecar.

A Psicologia explica muita coisa entre elas e a dificuldade que o ser humano tem para mudar um determinado comportamento principalmente se ele esta' enraizado, foi iniciado desde muito cedo e e' mantido por reforcos positivos.

Nao vou entrar na parte teorica porque nao cabe aqui, agora, nesse espaco. So' queria comentar uma situacao que vivi e que me incomodou porem nao desistirei. Sabe aquela frase que diz algo assim: O errado e' errado mesmo que todos achem certo e o certo e' certo mesmo que todos achem errado; entao.

Fui a um encontro com adultos e criancas e na hora do lanche foi servido leite com achocolatado. Mas nenhum dos adultos que la' estavam ofereciam leite com achocolatado e sim leite com Nescau. Comecei ajudar a servir o lanche e perguei para as criancas: voce quer leite com chocolate ou suco? Uma pessoa chegou ate' mim e disse que eu era estranha porque sempre foi dito "leite com Nescau" e eu era a primeira pessoa que nao estava falando aquilo.

So' comentei que eu nao iria fazer propaganda para a Nestle e muito menos "ensinar" as criancas que so' existe aquela marca de achocolatado. Recebi um olhar de reprovacao mas nem liguei. 

Fiquei pensando no quanto aquela simples acao tem um efeito enorme na vida daquelas criancas; fiquei imaginando o quanto aquela simples frase pode causar varios transtornos -imaginem as criancas pedindo leite com Nescau em casa e se nao tiver nescau, so' toddy, nesquik ou qualquer outra coisa, ela nao tomara'? - pensei muito na nossa responsabilidade enquanto cidadao.

Lembrei tambem que na minha infancia, gracas a minha avo' e a nossa situacao economica que nao permitia, nunca nos apegamos a marcas, consumiamos o que tinha e em geral era o mais barato; tipo da marca do mercado mesmo.

Sera' que e' tao dificil pensar um pouco antes de formular uma frase? "Quer leite com chocolate?"

E mais ainda, sera' que criancas de 1/ 2/ 3 e 4 anos precisam tomar leite com chocolate, sera' que elas precisam de tanto acucar assim?

Cuidado com o leitinho nosso de todo dia. Ele pode esconder muito mais coisa do que voce imagina.


Mais informacoes acompanhe a pagina do Movimento Infancia Livre de Consumismo. 

Ninguem disse que mudar e' facil mas e' possivel, so' precisa querer. 



4 comentários:

  1. Oi, Grazi!
    Em casa sempre digo "chocolate", mas antes de oferecer chocolate, pergunto se não querem café com leite. O café se comparado não prejudica e ainda estimula a oxigenação do cérebro, principalmente se é de manhã e precisam logo se concentrar. Além do alto teor de açúcar desses preparados com chocolate, a combinação leite + chocolate não é ideal, pois tem um componente no chocolate que anula o cálcio do leite.
    Tempos atrás passou na tv uma série de programas com Jamie Oliver em que mostrava os hábitos alimentares de uma cidade obesa nos EUA e da cantina escolar dessa cidade. Parece que depois desses episódios, ele reformulou novas séries inspirado nas crianças e depois nos adolescentes, como a escola ideal e formação de chefs juvenis. No programa que citei, ele mostra todos os erros alimentares praticados, principalmente do excesso de alimentos industrializado e da preguiça dos adultos de realizarem uma refeição saudável. Se tiver oportunidade de assistir não perca!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. muito barulho por nada!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bacana pensar em como ensinamos e valorizamos as marcas para as crianças. Durante muito tempo meu filho pedia para usar o tênis da lua. E por muito tempo usou o tênis da lua. Um dia ele aprendeu que a tal da lua chamava-se Nike. Ele gostava do conforto do tênis e não da marca do tênis. Ele tinha camisetas GAP e perguntava o que significava GAP. Eu respondia que era a fábrica que fazia aquelas camisetas. Aos poucos o conceito de marca foi aparecendo, mas ele nunca foi posto em primeiro lugar. Muito diferente de crianças, com 3, 4, 5 anos, que escolhe a roupa, o brinquedo, o que come pela marca e não o conforto, a qualidade, a necessidade. É triste quando a marca vem em primeiro lugar porque não ajuda a criança a pensar, criar, imaginar e, inclusive fazer escolhas por ela mesma.

    ResponderExcluir
  4. Durante um tempo fiz varios testes com chocolate organico e cacau em po ate meu filho informar que se amarra mesmo em leite morno puro. Fiquei feliz :-)

    ResponderExcluir
Related Posts with Thumbnails