sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Meme Literario: Como voce le?

Quem passa por aqui, sabe que eu gosto de ler... mas depois que meu filho nasceu, meu habito de ler, ficou um pouco assim... como posso dizer, de lado.

Vou tentar me explicar melhor, minha prioridade foi e e' meu filho, minha familia; e com tantas coisas para dar atencao eu nao conseguia prestar atencao em um livro, lia, lia e parecia que nao tinha entendido nada, porque minha atencao estava focada em outras coisas (comida, roupa, hora de colocar para dormir, ir para o parque e todas as outras 357 coisas que mae pensa).

Porem nao deixei de ler, me encantei profundamente pelos blogs. Confesso que nunca gostei de ler livros no computador, nao peguei o gosto ainda, gosto de sentir o peso do livro nas minhas maos, o cheiro do virar das folhas... e nesse "encantador" munda da internet, cai no blog da Vanessa, o Fio de Ariadne, acho que atraves do blog do Desabafo, nao sei quando, so sei que ja li e muito por la e no comeco tinha certeza que o nome dela era Ariadne e nao Vanessa (nao precisa comentar nao, sei que as vezes viajo e admito).

E nesse mes  blog esta completando 6 anos e a Vanessa nos convidou para participar desse momento tao especial, contando sobre nossos habitos de leitura. Que coisa boa!

Vamos as perguntas do Meme Literario: Como voce le?



Como voce le? Prefere ler antes de dormir ou carrega livro pra onde quer que voce va?
Tento sempre ler a noite, antes de dormir e antes do sono chegar, tem dias que consigo outros nao. O pior e' que meu marido so dorme sem luz nenhuma e eu preciso da luminaria acessa para ler, mas sempre damos um jeito.

Le em onibus lotado ou precisa de paz?
Ultimamente (leia-se nos ultimos 4 anos) nao consigo mais ler no onibus, porque estou sempre acompanhada de um serzinho que requer muito minha atencao. Mas quando tenho a oportunidade de estar sozinha (coisa que acontece raramente), leio no onibus, no trem no metro, sem problema nenhum; me desconecto, literalmente, do mundo e mergulho na minha leitura.

Usa marcador de pagina, marca com a orelha ou nao marca e depois esquece onde estava?
Sempre dou um jeito de marcar a pagina e algumas vezes o paragrafo onde parei (nem que seja uma simples marquinha de lapis), mas marcador de pagina nao tenho nao. Ja tive, mas talvez pela correria, uso o que tenho na hora como marcador de pagina (ticket do metro/ trem, propaganda que ganho pela rua, papel de bala....) e algumas vezes tambem faco umas orelhas nas paginas que tem algo importante para eu voltar (com muita do, mas assumo que faco orelhas).

Le no parque, no restaurante, na sala de espera do dentista?
Leio sempre que posso, onde eu posso, especialmente no banheiro, quando nao tem ninguem me acompanhando (leia-se meu filho, que ja adquiriu esse habito tambem e sempre que vai ao banheiro ja pega um gibizinho para ler).

Que delicia responder essas perguntas e contar um pouquinho mais sobre meus habitos.

E que livro que estou lendo agora? Um muito bom que a querida Lu me mandou de presente. Estou adorando, mas nao sei por qual motivo, estou demorando muito com ele. Talvez seja porque os ensinamentos sao simples mas valiosos, e' como se fosse um tapa na minha cara sabe.... tem uma parte que quero dividir com voces, que fala sobre "mudanca de habitos". Ela diz que perdemos muito tempo navegando na internet ou vendo tv:

"It's worth your health and your time to cut back on TV watching. Don't sacrifice precious hours to watching what happens with other people's lives, either real ou fictitious, when you've got your own life to live. Your family's well-being is too valuable."


Mais informacoes do livro, aqui. O melhor e' que a autora e' mae e blogueira, como nos!

Bom os livros infantis que lemos, esses nao contam, ne? Senao hoje eu nao saio daqui rsrs.

Vanessa, parabens por mais um ano do blog, que venham muitos por ai. Saude, paz e muita inspiracao para voce, que nunca lhe falte tempo para blogar, nem vontade de estar por la, que muitos livros sejam publicados pela sua editora e que a gente sempre se encontre pelas "redes" da vida. Obrigada por esse meme tao legal, adorei responder as perguntas.
Gra

8 comentários:

  1. Graziela, muito obrigada por participar contando um pouco dos seus hábitos de leitura. :-) E muita gente me chama de Ariadne, não liga, não.

    Mudando de assunto: vc topa uma entrevista para o meu outro blog, o Mãe é tudo igual? Eu estou com uma coluna chamada Mães pelo mundo e gostaria de saber um pouco da tua experiência aí na Inglaterra. Pode ser?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Graziela!! No livro que estou lendo Winnicot diz uma mãe precisa ser suficientemente boa. Mas parece que estamos sempre pensando que nunca é suficiente não é !! Mas essa mudança de hábitos compensa depois que eles crescem, pois como dizem "estamos fazendo hoje as lembranças de amanhã." Desejo que vc tenha muitas.Este tempo é maravilhoso. Bjis

    ResponderExcluir
  3. Olá, Graziela, tudo bem?
    Se eu tivesse lido este post em outra época, certamente não entenderia como hoje entendo o que você quer dizer. Meu filho está com 4 meses - e o tempo pra fazer quase tudo foi embora! E olha que, por mais participativo que eu procure ser, eu sou APENAS o pai...
    Estive sumido da net por uns tempos, quase desanimei de escrever no blog... Eis que hoje visito o seu, e olha que postagem mais pertinente... Coincidência, hein?
    Parabéns ao seu blog por estar há tanto tempo no ar - e a você, pela inspiração e perseverança em mantê-lo sempre iluminador!
    Abraço,
    Antônio

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela visitinha ao meu blog. Venha sempre, para concordar ou discordar. Na próx semana teremos posts temáticos sobre INFÂNCIA em homenagem ao dia das crianças.

    Eu leio muito: blogs e sites, livros e revistas. Ao acordar, antes de dormir, na sala de espera de todos os locais onde levo os filhos ou consultas.

    Crieu um grupo Amigas dos Livros e cada mês chega um livro novo para nós.

    Meus filhos leem um por semana por causa da escola e um por mês que eu mesma compro. Desde bebês, comecei a formar uma biblioteca para eles.

    Adorei Londres e planejo voltar em breve.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Graziela, ler no inicio da maternidade é realmente um drama. Tem taaaanta coisa pra fazer. Além do mais, todo mundo passa por um recesso na leitura. Mas quem ama mesmo, volta assim que pode. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Graziela, pelo comentário gentil! Não foi fácil, mas serviu para mostrar do que somos capazes! Bjo e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    A leitura nos enobrece à alma...
    Bjm de paz e ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Oi Gra!

    Eu também me demorei em algumas partes desse livro. E voltei várias vezes pra reler, refletir melhor.

    Que bom que vc esteja gostando!

    Aqui em casa estamos todos os dias com um livro na mão, principalmente às noites. Nada melhor que ler antes de dormir! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails