quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Blogagem Coletiva: Estudar Vale a Pena!

"Quem abre uma escola, fecha uma prisao"
Victor Hugo, escritor frances


Gosto de estudar, fato. Sempre gostei.
Quando a Sam escreveu o convite sobre o tema da Blogagem Coletiva, fiquei um pouco perdida, sem saber por onde comecar. Por ser dificil expressar com palavras os sentimentos.

Fui la no meu bau de memorias, resgatar alguns fatos e me lembrei que:

* comecei na escola com 6 anos completos, por ter nascido em outubro. Todas as outras criancas ja tinham alguma vivencia na escola, nem por isso me senti intimidada.

*da 1a. a' 4a. serie me apaixonei pelo mundo das letras. Foi la que as professoras Helia e Cleusa soltaram o bichinho da leitura que me picou e nunca mais me deixou (que bom!).

* da 5a. a' 8a.serie foi tudo muito estranho no comeco: um monte de professores, muitos cadernos e livros, licao de casa que nao acabava mais. A 5a. serie foi a pior, depois me acostumei e entrei no ritmo. Adorava aprender algo novo a cada dia ou semana. Os trabalhos em grupo exigia sempre um pouco mais tambem, contudo estavamos sempre juntos, nos ajudando (nao havia internet naquela epoca), juntos exploravamos bibliotecas (municipais e as particulares, das casas dos que podiam ter uma).
Quem?
Os amigos, sao presentes extras, os bonus de estudar. Alguns tenho contato ate hoje.

* Ja' no ensino medio, fui para o periodo noturno (trabalhava meio periodo na epoca e precisava trabalhar o dia inteiro, escola durante o dia estava fora dos planos). Entao no 1o. ano nao consegui vaga na escola que eu tanto queria, porem a escola que me recebeu, nao somente me ensinou o que estava no curriculum escolar, mas permitiu qu eu vencesse o cansaco do dia longo de trabalho e me fizesse presente todas as noite, inclusive as 6as. feiras.

* No ano seguinte me adiantei, fui para a fila de madrugada e consegui minha tao sonhada vaga no Magisterio.
Foram os 4 anos que mais aprendi sobre a vida e talvez o que eu mais tenha lembrancas.

* Depois entrei na faculdade privada, demorei alguns meses para me adaptar (na verdade entender) as novas regras, entender como fazer um resumo de qualidade, conquistar amigos, entender o novo sistema e perceber que quem era responsavel por meu aprendizado, era somente eu, que estava ali disponivel, eu so precisava me apropriar dele. E la se foram mais 5 anos de estudo a bagagem.

Se valeu a pena? Muito.
Foi na vida escolar que conheci Monteiro Lobato, Machado de Assis, Guimaraes Rosa, Rubem Alves, a Colecao Vaga-Lume, Emilia Ferreiro, Piaget, Vygotsky, Freud, Winnicott, Melaine Klein, Foucault... Legiao Urbana, Italo Calvino e nao deixei de ler "Olhai os lirios do campo" ou "Dibs, em busca de si mesmo".
Ralei muito o joelho, tive muita dor no pe (do tenis do uniforme), me diverti muito nas excursoes ao Playcenter e ao Sesc Pompeia, chorei de nervoso para as provas e de alegria com as notas... ah! a escola. Que saudade, eu tenho.

Olha ja ia me esquecendo, ate o ensino medio eu estudei em escola estadual publica.
Hoje, mais do que nunca, eu sei que se nao fosse pelos estudos, eu nao seria a pessoa que sou.

Fica aqui registrado minha pequena retribuicao para que juntos possamos construir um futuro melhor, que somente se concretizara atraves da educacao.



Se quiser, acompanhe quem esta participando, pelo twitter #estudarvaleapena

2 comentários:

  1. Adorei a 5a seria justeamente por ter um multirão de lição pra fazer!! :P Awn minha irmã fez magistério também, ela fez dois colégios técnicos ao mesmo tempo! Acredita?Acho que me acostumei fácil com a faculdade, porque o colegial foi ritmo de faculdade, rsrs, mas é difícil mesmo de adaptar! E com certeza a escola é grande parte de quem somos e aonde chegamos! =)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Gra...
    Que post otimo!
    Fiquei emocionada. Perdi a postagem coletiva, mas mesmo assim vou fazer um post sobre isso, citando seu tbe, ta?
    Saudades de vcs...ando sumida por conta da correria, mas nao esqueço de vc, viu?!
    Grande beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails