quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mais uma vez

Crianca quando gosta de uma coisa nao tem jeito. Brinca ate acabar, come ate cansar, repete ate irritar. Sim, crianca e' assim. Claro que cabe aos pais colocar limite, dizer nao, mudar de assunto, oferecer outras coisas, dar opcoes e mostrar que nem sempre e' bom ser repetitivo e que tambem e' muito bom fazer novas descobertas.

Mas quando o item e' historia/ livro, ai nao tem jeito mesmo, o melhor e' ler, reler, ler de novo, ate' a crianca se dar por satisfeita ou dizer chega. Talvez ela mesma peca outro livro, escolha e peca para voce ler. Quando isso acontecer, aproveite. Porem enquanto nao acontece, nao ha' muito o que fazer, somente ler.

Leia a historia uma, duas, dez vezes se for preciso. Crianca pequena adora os classicos. Neles tem elementos fundamentais que a ajudam a se estruturar, a pensar e a se projetar (claro que tudo inconscientemente, ela nao faz essas conexoes com a mesma clareza que nos entendemos alguns desses processos).
***
No aniversario de 3 anos do Nicolas, ele ganhou um livro lindo: 100 Historias Classicas. Nao lemos todas ainda mas lemos algumas conhecidas e outras nao tao conhecidas. E ele esta' encantado com a historia do Joao e o Pe de Feijao. Ja' havia trazido um livro da escola (so' com essa historia) mais de uma vez e agora que ele tem a historia, eu perdi as contas de quantas vezes ja' li.


Mais informacoes sobre o livro aqui

A historia do Joao e o Pe de Feijao e' bem conhecida mas depois do encantamento que ele passou com o Peter Pan; achei que essa fase "herois" havia passado, porem pelo visto nao.

A historia possui varios elementos que atraem muito a atencao dos meninos: somente ele e a mae aparecem, ele da' um de espertao e em vez de fazer o que a mae mandou, troca a vaca por uns feijoes "magicos", ele enfrenta a mae, a mulher do gigante e o gigante, Joao engana o gigante entre outras coisinhas mais.

Nao tem principe, nem princesa, muito menos dragoes ou lutas com muito sangue e mortes. Mas tem um enredo que encoraja a fantasia, cria situacoes de suspense e de vitorias, fortalece a auto-estima (Joao fez o que ele achou que era certo e conseguiu bons resultados -apesar de ter sido roubando, mesmo assim da' para conversar sobre essas questoes tambem, olha a oportunidade ai) ou seja e' uma otima historia e um classico.

"João e o pé de feijão é um conto de fadas de origem inglesa. A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890, com a publicação de English Fairy Tales. A versão de Jacobs é mais comumente publicada atualmente e acredita-se que seja mais próxima e fiel às versões orais do que a de Tabart, porque nesta falta a moral que há naquela."


Poder ler e dividir com meu filho um texto que foi escrito em 1807 e' muito gostoso, e' cultura, e' historia, e' educacao, e' cuidar da saude mental tambem. Porque Literatura e' fundamental para a saude, como disse minha convidada e eu concordo.

Nao conseguimos somente ler/ ouvir a historia. Entao plantamos 2 graozinhos de feijao, estamos acompanhando seu crescimento e meu filho ja' perguntou algumas vezes se ele vai poder subir no "pe'" quando estiver bem grande. O feijao nao para de crescer.



Estimule o gosto pela leitura, pelos livros, pelas historias. Seu filho so' tem a agradecer,talvez nao hoje mas num futuro proximo.

Texto sobre os classicos, da querida Vanessa: Leia os classicos para seu filho, por favor.

5 comentários:

  1. Adorei! Lindo livro! Também estamos cultivando um pé de feijão no nosso terrário!
    Não me lembrei de contar essa história do pé de feijão pras crianças... vou procurar um livro com a história! Obrigada pela dica! Bjão

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca vi um pé de feijão tão grande!
    Ë maravilhoso esses momentos em que compartilhamos histórias com nossos filhos. Estímulo à leitura, cultura, imaginação... tantas coisas rodeadas de amor!
    Beijos para vocês

    ResponderExcluir
  3. Ah, que delícia. Muito mais que só ler o livro - e nessa idade só ler não basta mesmo, é vivenciar a leitura, plantar o pé de feijão, ele nunca mais vai esquecer!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. a manoela tb adora, ja teve fase de varios, branca de neve, alice, cinderela, joão e o pé de feijão... agora ela gosta de historias inventadas, ela da um tema q a gente tem q se virar e inventar, pode?!

    ResponderExcluir
  5. OiGra, aqui eu leio muito para as meninas e com as meninas. Já li várias vezes quase todos os clássicos. Agora estou lendo Alice no País das Maravilhas.
    Muito legal esse seu post de incentivo.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails