quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

5 Marias

Todo mundo conhece esse jogo? Eu brincava com pedrinhas na rua em roda, com meninas e meninos, todos juntos. Era divertido e o tempo passava voando, disso eu lembro.

Voce nao conhece o jogo 5 Marias ou nao lembra? Entao olha que lindo esses...


Jogo Ze' Marias (seria uma versao para meninos)

O jogo foi apresentado, mas porque raios eu estou falando dele?
Bem... num final de semana qualquer, que eu precisava temperar o frango, refogar o arroz, colocar o brocolis para cozinhar, lavar a louca e tudo mais que minha pia demandava. Com tudo isso, ainda tinha um menininho que (nao sei porque) acordou eletrico, nao parava e em um segundo (do nada) ele foi ate o quarto, pegou minha caixinha de costura e pediu:

- Vamos costurar mae?

Eu que estava entre frango, faca, limao, alho e todas as outras coisas, pensei so': O que?
Nao falei nada naquele segundo, pedi alguns minutos, pois precisava terminar de preparar o papa, senao nao teriamos nada para almocar. Ele entendeu, se entreteu com outras coisas, passado 20 minutos ele voltou perguntando se eu ja' tinha acabado.

E' ele tem uma memoria de dinossauro.

Me apressei e fomos costurar. Pensei rapido e lembrei que havia visto em uma revista como fazer um jogo 5 Marias e parecia facil. Peguei a revista e comecamos.

Enquanto eu riscava, cortava e costurava; ele costurava, se acalmava e conversavamos sobre coisas que gostamos de fazer.

Ele costurou um relogio para o pai, do jeito dele.
Meu jogo nao ficou tao lindo como os das fotos acima. Mas garantiu algumas horas de brincadeiras, nao exatamente como o jogo 5 Maria deve ser jogado, so' que isso e' o de menos, quando ele estiver maior brincara' da forma correta ou nao.

O melhor de tudo foi ver a alegria do meu filho quando terminamos; e  perceber mais uma vez como trabalhos manuais acalmam as criancas tambem.

Como ele brincou:



* Imagens do site/ loja Elo7 - mais informacoes sobre o Jogo 5 Marias e outros brinquedos educativos, aqui. Ah, nao to ganhando nada para falar/ linkar a loja, mas e' que foi o lugar onde encontrei as imagens mais bonitas, nada mais justo do que dar os creditos.

** Logo mais coloco a pagina da revista, com as instrucoes facilissimas, de como fazer um joguinho 5 Marias.
Segue a pagina da Revista Crescer de Novembro/ 2010, na sessao Faca voce mesmo.

Clica na imagem que aumenta
Se mesmo assim nao estiver facil para ler,
e' so' me escrever que eu mando a
imagem por email.

5 comentários:

  1. Estou admirada com tua iniciativa! Num momento de correria, pausa e costura!
    Ficou lindo sim, tem uma história, tem mãozinhas que participaram.
    Minha filha já me pediu que queria costurar. Eu só sei pregar botão! Conversando com uma amiga na Suécia, ela disse que lá costura é matéria escolar!
    Sim, há algumas linhas pedagógicas por aqui que valorizam os trabalhos manuais, não é o caso da escola dos meus. Mas vou ficar de olho em possibilidades até para mim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Boa GRa, vamos fazer tb, adorei a ideia :)

    ResponderExcluir
  3. Eu brincava muito de 5 Marias!
    Que delicia!
    Outro dia queria ensinar a Letícia, mas nao lembrava (e continuo nao lembrando...ô idade...rs) como joga.
    Adorei as fotos
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  4. Nao me lembrava desse jogo, mas gostei do projetinho de costura! Tava mesmo querendo uma coisa simples pra fazer e posso usar o resto de tecido que tenho aqui do quarto do Eric. Legal!

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que brinquei tanto desse jogo, mas a gente chamava de jogo do saquinho mesmo, e era de jeans e recheadinho de arroz :cP
    Adorei o seu joguinho, ficou lindo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails