terça-feira, 29 de setembro de 2009

Biblioteca e' lugar de criancas pequenas?

As vezes acho que nao falo muito sobre nossa vida por aqui na terra da rainha... mas e' que nao sei se existe interesse por parte de quem me le. O blog e' um registro para nos e para o Nicolas, mas e' claro que fico muito feliz quando tenho retorno das pessoas que passam por aqui, seja por comentarios ou e-mails. Sem dizer que tem coisas que vivenciamos, que para os ouvidos de algumas pessoas no Brasil parece tudo um absurdo ou totalmente fora do contexto.... cansei de ouvir uns comentarios "sem pe nem cabeca", quando estive no Brasil ano passado e isso me desanimou um pouco de falar mais daqui.
Entao como tem algo que o Nicolas gosta muito e vale a pena deixar registrado, vamos la.

E a pergunta e': Biblioteca e' lugar de criancas pequenas? (leia-se criancas pequenas = menos de 5/ 6 ou 7 anos?)  O que voce acha? Voce que tem filhos e aproveita esse espaco publico? Voce que nao tem filhos, mas usa esse espaco publico? Tem bibliotecas na sua cidade?

Minha resposta e': depende o que a biblioteca da sua cidade oferece.

Quando estive no Brasil, fui em 2 bibliotecas na minha cidade, das 3 que o municipio oferece; infelizmente nenhuma delas estava preparada para receber criancas pequenas.

Me explico:

* o clima era de total silencio, "xus" pra la, "xus" pra ca (sabe aquela coisa de silencio total, ja na entrada);
* nao havia um espaco reservado ou separado para criancas pequenas, nada de livros infantis na altura das criancas, nem um tapete ou almofadas no chao... nada;
* nada de divulgacao de contacao de historias ou musicas para os pequenos...
* comer ou beber nem pensar.

Sai das 2 bibliotecas um pouco frustada, ate porque uma delas foi o lugar onde eu cresci pegando livros emprestado, fiz muito trabalho de escola, acompanhei a mudanca de espaco fisico, mas naquele momento ela nao oferecia absolutamente nada para o meu filho, ao contrario, fui recebida com olhares que so faltaram pular para fora, e so faltou alguem soltar a perola:
"- O que essa mulher faz com um bebe na biblioteca?" (o Nicolas tinha 7 meses).

Entao fui embora com dor no coracao e passamos 2 meses sem disfrutar de bibliotecas, com contacao de historias so em casa.

Por esses motivos eu disse depende, para a pergunta se biblioteca e' lugar de criancas pequenas. Aqui vivemos momentos prazerosos na biblioteca, com contacao de historia semanal, para bebes apartir de 4 meses e criancas menores de 5 anos; com musicas, ha espacos reservados para as criancas onde e' permitido beber ou comer, as criancas possuem suas carteirinhas da biblioteca para pegar livros, CDs ou DVDs emprestado, ha contacao de historias nao somente em ingles, mas em espanhol e portugues tambem (em dias diferentes, claro) e aproveitamos muito.

O Nicolas adora esses momentos, que eu procuro preservar, nao me atrasar ou nao perder. Alguns dias vamos a biblioteca, mesmo quando nao e' o dia ou o horario das contacoes de historias e ele aproveita muito mesmo assim. Segue algumas fotos e quero comecar a escrever posts com os livros que pegamos emprestado na biblioteca e que fica aqui em casa por 2 ou 3 semanas. Espero que voces gostem....



Algumas observacoes: nao acho que aqui seja o melhor lugar do mundo ou melhor que o Brasil (nao acho que existe um melhor lugar no mundo, se nos estamos bem, os lugares sao melhores). Porem vivendo aqui, vejo que aqui ha mais possibilidades, mais abertura e mais incentivo cultural. Nas grandes cidades do Brasil, nas capitais, tambem tem contacoes de historias, normalmente em livrarias e nao em bibliotecas publicas, nao que eu saiba.
 Problemas aqui tambem tem: e' preciso chegar no horario (se o horario e' 10h30 e' 10h30 se chegar 10h35 muitas vezes nao entra; ja estivesse em contacao de historias que as pessoas que sempre fazem nao estavam e ai mandaram um funcionario da biblioteca, que talvez por falta de preparo ou de jeito, estava perdido, nao lembrava da letras das musicas e estava claro que ele nao havia lido a historia antes ou seja foi um caos. Nao disse que aqui nao e' o melhor lugar do mundo.



E novamente deixo as perguntas para voces:  Biblioteca e' lugar de criancas pequenas? (leia-se criancas pequenas = menos de 5/ 6 ou 7 anos?) O que voce acha? Voce que tem filhos e aproveita esse espaco publico? Voce que nao tem filhos, mas usa esse espaco publico? Tem bibliotecas na sua cidade? Quando tem evento para criancas na biblioteca te incomoda?

5 comentários:

  1. Ei Gra!

    Eu amo biblioteca, e vou adorar levar o Nicolas a uma quando ele for maiorzinho. Aqui na Australia as bibliotecas tb sao equipas pra receber crianças. Têm um cantinho colorido com livros pelo chão, almofadas e mesinhas pequenas. Muito bacana!

    No Brasil, andam surgindo cada vez mais as livrarias que permitem adultos e crianças ler e folear qualquer livro e tb têm um cantinho apropriado pra crianças que podem até mesmo colorir folhas avulsas... Pelo menos uma alternativa, ne!

    Beijos do lado de cá!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Esqueci de te falar que amei seu comentario lá no blog e a historia do Nicolas com a "salada". Esses meninos sao MUITO espertos!!!! Fico impressionada com a logica inteligente das criancas!

    Beijos, Lu

    PS: Fiquei com vergonha que ha um tempo atras te perguntei se ainda morava em Londres, e depois fui ver que estava em bom portugues na sua descricao... :-)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou bibliotecária e trabalhei em bibliotecas de escolas de inglês e sempre tentei trazer as crianças paraa biblioteca. Ainda mais no Brasil onde, infelizmente, não há o hábito...

    Aqui em DC, a Biblioteca do Congresso, se não me engano, só pode ser visitada a partir dos 13 anos.

    Então vai depender mesmo da função da biblioteca.

    Imagino que aí na Inglaterra existam muitas bibliotecas frequentadas por crianças. Não pode haver coisa melhor : )

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Gra!

    Primeiro quero te falar (e pedir) para que tu escrevas sempre que puderes (e desejares) sobre a terra da Rainha sim!!!!
    A oportunidade que vcs estão tendo hoje de morar em outro país, vivenciar outra culura, é muito enriquecedora, e deves registrar isso sempre que possível, para que com o tempo não sejas traída pela tua memória.

    E é muito enriquecedor para quem te visita também, pelo menos para aqueles que conseguem contextualizar as coisas e aprender com o que escreves. E é essa a moral da coisa. Quem fez comentários infelizes sobre essa questão não tem muita sabedoria!

    Biblioteca é lugar de criança sim! E acho que aqui não há preparo para isso nas bibliotecas públicas, mas se formos em Livrarias como a Saraiva, e a Cultura, no espaço de literatura infantil vamos conseguir propiciar doces momentos de descobertas para nossos filhos.

    Achei muito legal a biblioteca e amei as fotinhos do Nicolas.

    Aqui onde moro, infelizmente só há uma biblioteca pública, sem preparo e no colégio onde trabalho a coisa é deficitária, mesmo o colégio sendo particular.
    Na verdade te confesso algo: tô meio que pirando aqui! Nessa cidade não tem UMA LIVRARIA, acredita? para comprar livros a gente precisa ir em Ribeirão Preto, ou compra pela internet, mas não é como estar em uma livraria, pegar o livro, sentir-lhe a textura, ver a capa...enfim...tudo!

    Amiga, acho que escrevi demais!
    É quase um livro!!! hihihihi!

    Beijos para vcs,
    Pri e Bia

    ResponderExcluir
  5. Nice replies in return of this matter with solid arguments and explaining the whole thing about that.


    Look at my website; chorwacja gdzie warto pojechac

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails