quarta-feira, 8 de abril de 2009

A tal da culpa

Estou terminando de ler o livro que eu ganhei da Priscila, "Eu era uma otima mae ate ter filhos" (Trisha Ashworth e Amy Nobile - Editora Sextante). Nem acredito que estou conseguindo terminar de ler um livro, isso e' algo inedito depois que o Nicolas nasceu e porque no comeco achei tudo, um tanto quanto exagerado, no livro.
Com o passar das paginas, fui percebendo que poderia aprender muito ali e cheguei numa parte, que me fez ler e reler nao sei quantas vezes. Quando elas falam sobre a culpa e reli porque ali me vi e percebi que nao estou sozinha, deu um alivio! Pois eu me sinto culpada, quase todo dia, porque...
* acho que nao sou uma boa mae
* queria fazer mais, porem as vezes nao consigo
* acho que nao estou sendo, suficientemente, boa mae, boa esposa, boa dona de casa...
* me sinto culpada por nao cuidar mais de mim
* optei por ficar com meu filho, mas me sinto culpada por nao ajudar, financeiramente, em casa
* hoje, pela primeira vez o Nicolas nao quis comer minha comida, e comeu a do potinho, afff me senti a pior das piores mae do mundo... (pode parecer drama, mas e' horrivel, preparei tudo tao cuidadosamente e nada, cuspiu tudo pra fora...)
* me sinto culpada, pois aquela Graziela, de antes de ser mae nao existe mais e as vezes nao conheco essa Graziela do aqui e agora, a mae... que tem que dar conta de tudo.
Poderia ficar aqui horas escrevendo o que me mata por dentro, mas nao vai adiantar.
E o livro me deu uma luz, nos culpamos porque nos comparamos... e eu pergunto pra???
Nao resolve nada, nao melhora nada e so piora nosso estado de animo. Ja me peguei pensando varias vezes, mas se aquela mae da peixe pro filho 3 vezes na semana, por que eu so dou uma?
Com isso me cobro, tento fazer mais do que eu posso e de repente surto.
Que horror! Mas e' verdade. Gerar, ter, criar, educar e acompanhar filho e' maravilhoso, mas nao e' facil. Errando, aprendemos. Mas quando se esta sozinha esse aprendizado e' mais dolorido, mais pesado...
Desculpa o desabafo, olha a culpa batendo de novo, nossa vou, senao nao vai sair mais nada daqui.
Ate quando der outra vez

4 comentários:

  1. Gra, faco minhas TODAS as suas palavras nesse post! Ate parece que fui eu que escrevi! Nao e' facil mesmo, ainda mais aqui nessa solidao de Londres... Agora a tarde, a Sofia deu um "baile", morrendo de sono e nao queria dormir de jeito nenhum (isso depois de uma noite super cansativa ontem). Fiquei brava, conversei, cantei, mas nao adiantou. Ate' que ela dormiu de tanto chorar... Fiquei me sentindo horrivel, chorando junto, mas na hora me veio na cabeca: voce fez tudo o que pode, nao se cobre tanto. Nao ha' sanidade mental que aguente tudo isso: ser mae, querer ser perfeita, cuidar da gente, da casa, do marido, dos filhos, e isso com um sorriso no rosto 24 horas por dia, sete dias por semana... Nao da', humanamente impossivel! Voce com certeza nao esta' sozinha nessa, viu?
    Ainda bem que o livro te ajudou, eu gostei da leitura.
    Beijos,
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Pri coincidencia ou nao, essa noite por aqui, tambem nao foi facil. O Nicolas nao dormiu a madrugada inteira, se mexendo, virando, nao sei o que foi. Talvez calor, fome, xixi, coco... nao sei, so sei que nao foi facil.
    Que otimo ouvir suas palavras: voce fez tudo o que pode, nao se cobre tanto. Parece que ouvi sua voz aqui, bem pertinho.
    Sei que nao estou sozinha, mesmo as vezes parecendo. Obrigada pelo carinho.
    Gra

    ResponderExcluir
  3. Gra!
    Ganhei esse livro logo que a Bia nasceu, uma amiga me deu. Mas não gostei, aproveitei pouquíssimas coisas!
    Concordo contigo em alguns itens que enumeraste, a gente se sente mesmo culpada, se martiriza, mas tu tens razão, pra quê?
    Agora acho que a gente tem que pensar que somos as melhores mais que podemos ser e fazemos tudo sempre com muito AMOR, e é isso que importa!
    Beijão
    Pri & Bia

    ResponderExcluir
  4. Pois querida amiga também eu passo por isso tudo e sei bem daquilo que estás a falar. E sei também que não adianta dizer para a gente não se stressar...hehehe...ainda é pior. Mas por um lado fiquei a saber que não sou só eu que "luto" para que o meu dia chegue para tudo e isso foi bom. Felicidades e um bj

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails