quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Blogagem Coletiva:"Consumo Consciente"

Natal chegando e mesmo e apesar da crise, parece que "ninguem ta nem ai com a banda passando" (como eu digo sempre, brincando! quando parece que alguem ou algumas pessoas nao se importam com o que esta acontecendo ao redor, naquele momento). Alias tem gente que ainda pergunta: "-Crise, que crise, nao sei de nada nao!"

Ai a Sam que e' uma mulher super-hiper-ultra antenada com varias coisas importantes, e envolvida em trabalhos serios, esta organizando essa semana uma blogagem coletiva com o tema "Consumo Consciente". Quando li no blog dela pensei, mas sera que nao vou falar o mesmo que todo mundo ou "chover no molhado" (como diz minha avo!), e pelo pouco que li, a conversa ta boa e rendendo varias dicas, entao gostaria de deixar minha participacao registrada por aqui tambem, na blogosfera. Ja que na vida real, estamos tentando e ja um bom tempo, consumir menos, consumir com mais consciencia e o que for so e realmente necessario.
Parece bobeira, mas faz 4 anos que temos a mesma arvore de Natal, linda, pequena, vermelha e de acrilico; nao tem enfeites e para nos sempre foi otima e continua sendo. Talvez ano que vem, compremos outra para colocar uns enfeites (pois o Nicolas ja estara maior e talvez se interesse mais), ou podemos ter algumas ideias, como fazer enfeites de papel e usar a mesma arvore. Nao sei, mas a ideia de ter uma arvore/ pinheiro me da um aperto no coracao, todos os anos, centenas sao cortadas e depois o que viram? Uma vez vi uma reportagem aqui, dizendo os locais de entregar as arvores "velhas" e que elas virariam algo como um "adubo" e seria reaproveitado. E' uma ideia, mas fiquei pensando quanto tempo leva para outra arvore ser replantada no lugar dessa, que foi usada por 1 mes ou 2 no maximo e depois e' descartada; e isso considerando que quem corta pensa em plantar uma no lugar.
Outra coisa que sempre me deixou agoniada demais, e' a questao dos presentes???!!!?? Teve uma epoca em casa, que ja nao dava mais, virou uma coisa tao sem graca, era um tal de minha mae da presente para todo mundo, depois vinha minha tia, depois minha avo... ai comecamos trabalhar e cada um tinha que comprar presente para todos os demais. PARA. Pelo amor de Deus, que e' isso? Claro que todo mundo percebeu que nao dava mais, ai entramos num acordo de fazer 1 amigo secreto, ufa deu certo. Claro tambem, que no primeiro ano, meus pais queriam dar presente "pelo menos para os filhos ne?" Nao, sem acordo, sem excessao. Cada um ganha um so presente e basta. E deu certo, apesar de que teve gente se cocando de raiva, mas deu certo.
Quando vim para ca, descobri outras formas de presentear, que nao eram tao admiradas na minha familia, ganhei presentes de comer, vouchers (cartoes presentes), dinheiro (dentro de um cartao de Natal lindo, cartao esse que depois vai para reciclar tambem!) e cartoes presentes - esse sao os melhores e sao deles que eu quero falar.
Ganhei um cartao com um ima, tipo esses de geladeira, de lembrancinha de aniversario, e nele estava escrito: "Your gift is school dinners for 100 children". O cartao presente, foi presente para 100 refeicoes para criancas de comunidades mais desfavorecidas. Fiquei tao feliz, mas tao feliz, que nao sabia nem como agradecer.
Sei que essa Instituicao de Caridade organiza varias acoes, faz coisas maravilhosas para o proximo e ai para minha alegria aumentar mais ainda, fui dar uma olhada na internet nos outros presentes que eles disponibilizam, quando para minha surpresa (apesar de achar a menininha do ima com carinha de brasileira), as refeicoes sao para uma creche em Pernambuco, no Brasil.
Ganhei um presente que presenteou pessoas do meu pais, quer presente de Natal melhor? Para mim impossivel.
Talvez ja tenha passado da hora de pensarmos um pouco mais nos outros, inclusive em que mundo queremos deixar para nossos filhos... Continuo na luta por consumir mais conscientemente todos os dias.
xxx
Gra

2 comentários:

  1. Olá, Graziela, eu tb estou na coletiva e passei para conferir seu post. Sim, vc tem razão , não há nada melhor do que um presente tão significativo. Precisamos pensar e por em prática novas formas de gastar o dinheiro tendo objetivo realmente importante.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Gra, sabe que aqui em casa passamos pela mesma coisa sobre os presentes? Nos meus sogros o amigo secreto funcionou, mas nos meus pais ainda nos damos presentes individuais, não teve jeito. Cada família tem seu jeito e acho que respeitar os hábitos das pessoas tb é uma forma de ser consciente.
    Nossa árvore tb tem alguns anos e a maior parte dos enfeites foi feita por mim ou pelos meninos, todo ano criamos coisas novas e vamos guardando. Na minha mãe tb ainda existem vários enfeites produzidos por nós quando crianças e que são revividos nos natais. ;)
    Receba meu abraço de feliz ano novo e meu muito obrigado por ter participado da blogagem! :D
    Beijos no Nicolas.

    ResponderExcluir
Related Posts with Thumbnails