segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dieta Coletiva Registro #4

Dieta funciona?

Essa epoca de festas e' uma loucura para quem faz dieta.

Tudo e' exagerado: muita comida, muita bebida, muita sobremesa (e com isso muito acucar, muita gordura e muita, mas muitas calorias tambem).

Claro que tem o lado bom do exagero: muitos abracos, muitos sorrisos, muitos votos de saude, alegria, felicidade, sucesso, muita energia boa.

Acredito que o mais importante e' "tentar" ter bom senso sempre. Ja participei de ceias/ jantares/ festinhas de Natal e Ano Novo, onde as pessoas comiam como se o mundo fosse acabar depois daquele evento. Alias todas as comidas diferentes das rotineiras, acabam "induzindo" as pessoas a comerem mais.

E a dieta como e' que fica? Por que sera que ela nao funciona, nessa epoca do ano? Ou sera que ela nao funciona nunca e nos e' que estamos nos "enganando" descaradamente e buscando desculpas no calendario?

Existe uma explicacao matematica para que uma dieta nao funcione. Nao sou eu que estou dizendo, e' uma nutricionista querida que faz os calculos, baseado na "vontade" do paciente em fazer dietas com concessoes, sera que vale a pena fazer uma dieta assim? Ou o melhor seria assumir uma verdadeira e seria re-educacao alimentar e cuidar da saude sempre.


Voce ja parou para pensar no significado das palavras dieta e educacao (alimentar, aqui no caso)?

Segundo o dicionario Sacconi de Lingua Portuguesa:

Dieta: tudo aquilo que uma pessoa ou animal geralmente come e bebe; comida diaria. Alimentacao especial escolhida ou prescrita para a saude durante doenca, convalescencia, etc ou para ganhar ou perder peso. Regime alimentar prescrito por medico.

Educacao: acao ou efeito de educar (-se). Polidez, modos. Conjunto de principios elevados e de regras metodicas para ilustrar a razao, aperfeicoar os sentimentos e suavizar os usos e costumes.

Ninguem disse que seria facil, porem e' possivel. Tem pessoas que conseguem mudar os habitos de uma forma radical, para outras o melhor e' ir aos poucos. Sempre consulte um medico, nunca tome atitudes sem orientacao, voce pode correr riscos serios.

Esse post e' apenas para ajudar a refletir sob nossas acoes, o que estamos fazendo conosco, como podemos melhorar nossa relacao com a comida.

***
Este post faz parte do projeto Dieta Coletiva, saude e bem estar em grupo. Juntos podemos nos ajudar e fazer mais.

Um comentário:

  1. Oi Grazi, tudo bem?
    Pois é, fim de ano é uma época onde a maioria extrapola na quantidade de comida (e de bebida...) que pode ingerir. De qualquer forma, eu ouvi um ditado que acho que se aplica nesta ocasião: "A gente engorda não pelo que comemos entre o Natal e o Ano Novo, e sim pelo que comemos entre o Ano Novo e o Natal". Faz sentido, né?
    De qualquer forma, concordo com você: um pouco de bom senso não faz mal a ninguém... e faz um bem enorme à saúde, né?
    Abração!
    Antônio

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails