sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Passeio em familia: cinema*

Nosso segundo passeio da primeira semana de ferias, do pequeno, foi uma sessao de cinema, no sabado a tarde!

Foi a primeira vez que fomos ao cinema juntos e a segunda vez que o Nicolas foi (a primeira foi em dezembro, mas ele foi so com o papai, ja que eu estava com a minha prima, a Cris... la do Brasil, fazendo turismo, por essa cidade gelada e congelante em dezembro. Eles assistiram Animals United).

Assistimos Cars 2 na versao 3D, em uma sessao de sabado a tarde, num dia de calor sufocante, com pouca gente, uma sala confortavel, um bom som (apesar de um pouco alto para meus ouvidos de velha)... com um pacotao de pipoca, com refri (para o marido) e suquinho (para o filhote) - que custou quase o preco de uma entrada no cinema.  E algo que eu ja desconfio faz tempo, e quando leio quem consome mais cultura que eu dizendo o mesmo, so penso em uma pergunta por que? Por que os filmes infantis, atualmente nao sao mais filmes para criancas?

Os enredos, envolvem questoes muito mais serias, do que a sana maturidade e consciencia de uma crianca de 3, 4 ou 5 anos pode entender.

Que Shrek e' um filme para adultos e nao para criancas, todos nos sabemos. Quando assistimos Tangled, pensei em quanto as questoes atuais permeiam aquele filme, o quanto as preocupacoes dos adolescentes estao presentes la (a questao da vaidade, de nao perder a beleza juvenil e o medo - doentio - de envelhecer, nao so dos adolescentes, como de muitos adultos tambem) ao mesmo tempo que tras questoes muito antigas, mas que ainda hoje temos que conviver com ela, mesmo e apesar de toda informacao disponivel, que nos da uma lupa para olharmos essas questoes e (re)avaliarmos nossos comportamentos, mas continuamos insistindo em ter o CONTROLE desenfreado sob as pessoas, em especial sob nossos filhos.

Entao que o filme foi bom (nos gostamos e meu filho entendeu algumas coisas), ver os lugares por onde acontece as corridas, e' reviver no tempo - relembramos quando fomos a Paris em janeiro - vimos lugares conhecidos daqui (Londres) e fiquei pensando o quanto quem viaja muito, vai gostar do filme, mesmo sendo para criancas.

Agora minhas observacoes sobre a versao 3D:

# sera mesmo necessario: ta tambem tinha a versao 2D e poderiamos ter ido la, porem eu nunca tinha visto um filme em 3D e queria viver essa experiencia;

# quando fomos comprar o ticket, o rapaz perguntou se queriamos os oculos. Parece uma pergunta obvia, ja que vamos ver o filme em 3D, mas aqui voce paga pelo oculos e pode ficar com ele quando acabar de usar. Guardamos o nosso e numa proxima sessao o levaremos, evitando assim mais gastos e mais lixo;

# os oculos sao tamanho unico e ficou um pouco grande no meu filho, ajeitamos um pouquinho e nao ficou caindo. Para mim que uso oculos, foi um pouco incomodo, ter 2 oculos acomodado no nariz e 2 pernas em cada orelha...

# confesso que na metade do filme, ja estava com vista cansada e dolorida;

# quando sai do filme, me senti tonta e com a vista um pouco embaralhada. Pode ter sido por causa do calor, do som alto ou por causa dos efeitos 3D;

# e apesar de tudo isso, foi emocionante ver os efeitos que a versao 3D proporciona.

* No titulo do post coloquei um * ao lado da palavra cinema, porque outro titulo que eu havia pensado era: Nao se faz mais cinema como antigamente. Me lembro que o primeiro filme que fui assistir foi Lambada, faz tempo, nao lembro a idade que eu tinha, mas com certeza nao era 3; acabei de descobrir (procurando pelo filme), que eu tinha 13 anos, a mesma idade que comecei a trabalhar.
Lembro que o simples fato de estar em uma sala grande, escura e com uma televisao enorme, me emocionou muito. Hoje com as tvs de Plasma, LCD e nao sei quantas polegadas, ir ao cinema sera que esta perdendo um pouco o encanto? Sera que por isso e' preciso "criar" tantos artificios para atrair. Ja li por ai, que ja tem cinema ate na versao 5D, nao imagino o que seja isso e por ora, nao quero nem experimentar.

Mas fica a dica: ir ao cinema (nao importa em que versao) e' uma opcao de passeio com os pequenos nas ferias que vale a pena!

2 comentários:

  1. Uia, nunca me cobraram os óculos não :O Que cinema que foi?

    O pequeno ficou queitinho durante o filme? A minah sobrinha detestou o óculos e queria tirar toda hora! rsrs

    E com certeza o cinema perdeu um poucp a graça, nós mesmos só vamos quando tem algo que seria mais útil pra ver os efeitos especiais e sonoros.

    Mas fomos no cinema ao ar livre uns dias atrás e foi maravilhoso!! Vou escrever no blog depois ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gra,
    aqui as meninas viram Carros 2 com o pai. Mas acharam o som alto também. Eu achei o som do Carros 1 muito alto.

    Os filmes hoje realmente estão com um apelo muito para adutlos. Acho que o objetivo é fazer o adulto querer ver o filme e aí levar a criança.

    Nós aqui preferimos as sessões 2D. Hoje mesmo fomos ver Os Smurffs e só fomos na 3D porque era a única dublada.

    Mas cinema é sempre uma ótima opção, né? Nós aqui adoramos.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails