segunda-feira, 7 de março de 2011

Ritual de domingo

Normalmente, domingo vamos a igreja. Mas tem dias que nos desorganizamos de um jeito, que nao tem como sairmos no horario para chegarmos la no inicio da celebracao. A igreja nao e' longe, porem para nos e' fora de mao, precisamos pegar 2 onibus e sao onibus que parece que nao veem nunca; entao tem dia que nao da para sair 10 minutos atrasados, pois nao chegaremos a tempo. Ai o que nos resta e' ficar em casa e fazer varias coisas.

Para mim, o dia que nao vamos a igreja, parece que esta me faltando algo. Ja aprendi, depois da maternidade, que nao da para fazer tudo, entao nao da e pronto. Sem dizer que quando vamos a igreja, eu tenho que ser muito organizada, deixando o almoco semi pronto, acordando cedo, deixando a bolsa arrumada no dia anterior... e tem sabado que nao rola toda essa organizacao nao. Acho bom ate, porque assim nao me sobrecarrego tanto nem nem me estresso mais que normalmente.

Quando ficamos em casa, temos mais tempo para fazer outras coisas (e haja imaginacao para pensar em varias coisas para ocupar o tempo). Ai que sem querer, o domingo a tarde (as vezes ate nos dias que vamos a igreja) e' nosso momento de fazer coisinhas comiveis (ou nao) na cozinha.

Nosso ritual de domingo virou, sem querer, o momento de culinaria. Todos curtem muito, mas o Nicolas e' o que mais se diverte antes, durante e depois. Muito bom.

Esse domingo fizemos Cupcake de batata doce com coco, que a Chris havia feito com a filhas dela: Sofia e Ana Luiza.

Ficou delicioso! Foi nosso para o nosso cafe da tarde ontem, cafe da manha hoje e ainda tem mais um pouco para a tarde.

Fiz esse em especial, porque o Nicolas come batata doce na casa da amiga Luna, fomos ao supermercado e ele pediu para eu comprar, mas em casa ele nao comeu. Como nao queria perder as 2 batatas doce cozidas, elas viraram bolinhos (12 pequenos) e um bolao. Eita coisa boa!!!
(comendo o bolinho ainda quente, quem disse que ele conseguia esperar esfriar!
Nota para mim: preciso cortar o cabelo do Nicolas, preciso cortar o cabelo do Nicolas!!!)


Ja fizemos varias outras receitinhas, logo mais coloca outras. So queria lembrar que com a reliazacao das receitas as criancas podem aprender uma infinidade de coisas. Todas de forma bem ludica, o que e' muito mais gostoso e que com certeza ficarao guardadas para sempre. O Nicolas, por exemplo, ja sabe:

* que primeiro separamos todos os ingredientes, antes de comecar a fazer algo;
* precisamos lavar as maos, levantar as mangas e colocar o avental (para nao fazer mais lambanca ainda);
* sempre lavamos os ovos com a buchinha e com detergente;
* os ovos so a mamae mexe (ele quebra, mas eu que seguro e manuseio);
* farinha e fermento, sempre peneramos;
* o fermento e' que faz o bolo, a torta, as bolachinhas...  crescerem;
* no forno quem mexe e' a mamae ou o papai, nunca ele;
* depois de terminado tudo, limpamos e deixamos a pia em ordem.

Sem dizer que sempre contamos: os ovos, as colheradas, os copos, as forminhas. Nomeamos os ingredientes e ele me ve lendo a receita (estimulo a leitura e' sempre bom). Por fim comemos, todos juntos. E' uma delicia!!

E voces realizam algum ritual familiar? Quer compartilhar, fique a vontade e obrigada!

Boa semana para todos.
Gra

3 comentários:

  1. Que post bacana Gra!

    Super legal o ritual culinário domingueiro. Tem domingos que me sinto assim como tu por não ir à igreja (mas pra te falar sinceramente não tenho ido muito à igreja por aqui - sinto falta da minha igreja, embora eu saiba que a igreja somos nós).

    Mas achei super bacana MESMO a forma como interajes com o Nic nesse momento (e as dicas que por tabela tu deste, preciosa - as dicas e tu!).

    E ficou bom esse cupcake, hein?

    Achei um charme a costeleta do Nic:]

    Beijos
    Pri&Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi cumadi!
    Que lindo seu pequeno comendo o bolinho.
    A felicidade para nós é buscarmos o Sr e ensinarmos nossos filhos, né?!
    Parabéns pela dedicação espiritual e física...
    Um bejim grande no seu coração!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Graa! Eba, mais um blog legal pra eu acompanhaaar :) indicado pela Helô Righeto. Eu sou mãe também e sei beeem como é não conseguir fazer tudo o quê queremos, adorei o comecinho deste seu post especialmente por isso! Hehehe. Estou em Curitiba mas estou nos preparativos para me mudar com meu filhinho pra Londres, onde meu marido está há quase 1 ano - ainda suando bastante né - mas vamos tentar a vida aí! Beijuls pra você ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails