quarta-feira, 10 de junho de 2009

Observacoes de uma mae

em desenvolvimento.


E' assim que me sinto, em desenvolvimento materno. Nao dizem que no parto, quando nasce uma crianca ali tambem nasce uma mae, entao aqui estou, assim como meu filho desenvolvendo novas habilidades para poder dar o melhor de mim.


O Nicolas esta crescendo muito rapido, com isso, as vezes da um frio na barriga de nao conseguir acompanhar tudo o que ele tem vivido. Algumas conquistas dele nesses longos 19 meses:




  • pular: sim ele ja pula. Apesar de que eu havia lido que as criancas so pulam depois dos 2 anos, mas ele comecou faz uns 2 meses ja e foi assim... de repente, um dia nao pulava e no outro comecou pular sem parar;


  • escorrega sozinho: foi outra descoberta de poucas semanas; fomos ao parque e quando fui dar a mao para ele escorregar, nao quis e la foi ele sozinho... eu fiquei super feliz, mas com o coracao na mao (que medo, ele ainda e' muito pequeno);


  • falar: ele fala muito, varias palavras, inclusive algumas (poucas) em ingles. E agora ja esta formando frases pequenas, como: "Isso do papai", "To o pauzinho" (que vontade de morder, de tao lindo que ele esta);


  • memoria: fico impressionada com a memoria que ele tem, e' incrivel, lembra de nome de coisas que as vezes so ouviu uma vez;


  • bater: ele esta batendo, sei que isso nao e' uma conquista, mas e' uma mudanca no comportanto, que tem me deixado de cabelo em pe, pois nos nunca batemos nele, ele nao ve ninguem batendo. Espero que seja uma fase e que passe logo.


Teria muitas outras coisas para contar, mas se continuar vai ficar chato ler tudo isso. Estou aprendendo muito com meu filho e tem horas que me sinto em "algumas saias justissimas", ate porque na teoria, muita tecnica funciona que e' uma beleza, mas na pratica a coisa e' um pouco mais complicada. Sem dizer que cada crianca e' unica e exclusiva, e o que pode dar certo com uma, talvez nao tenha efeito nenhum em outra.


Entao nos momentos de dificuldade, ansiedade e "nao sei o que faco", busco informacao onde posso, alem dos livros, a internet e' um grande recurso (isso todos nos ja sabemos, mas precisamos acionar nosso filtro e ter discernimento com o que le, e quem le). Um lugar que eu gosto e recomendo e' o Mae com Filhos, la tem varios textos interessantes, pode-se encontrar uma variedade enorme de assuntos, como a questao do castigo, alimentacao e mordida, entre tantos outros. Vale a pena uma passada por la.


Se quiserem deixar dicas de outros lugares onde eu possa ir "beber da fonte" e ir aprendendo cada dia mais, eu agradeco.



2 comentários:

  1. Oi Graziela td bem?

    Vai se preparando que a Victoria nao para de pular!!! Ela passa o dia inteiro, se deixar, pulando, eu chego em casa e tenho que subir na cama para pular com ela ha, ha. Eles tem uma memoria neh? Ela coloca algo em algum lugar, e pode passar dias, ela ainda se lembra que estah em tal lugar.

    abcs

    ResponderExcluir
  2. Grazi...assusta mesmo a rapidez com que eles aprendem as coisas e aqui ficamos nós receosas, pois tão pequeninos já são cheios de personalidade e vontade. Também tenho sempre muitas dúvidas e procuro me informar da melhor forma possível, pq a gente escuta tanta coisa que precisa aprender a filtrar as informações e além de tudo como filtrar, pq se vc nãoa ceita algo que alguém da sua familia "orienta", pode passar por grosseira ou algo assim. Vou ver se acho tb mais lugares legais para informações e te envio...mas esta nossa troca sempre ajuda muito, saber que saias justas são para todas...rsss...é uma alivio. Bjos, Any e Ana Clara

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails