segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uma receita para adocar a semana

Essa receita e' facil, pratica (so' bate no liquidificador, coloca no forno em banho maria e depois geladeira) e gostosa.

Fiz essa receita numa sexta-feira mas no sabado umas "formigas atomicas" invadiram a minha casa, eu nao vi por onde elas entraram e muito menos por onde sairam. So' sei que de repente aquela forma enorme da sobremesa que estava ali, logo ali, sumiu, desapareceu.

Antes de colocar a receita aqui preciso fazer duas colocacoes:
1) sempre quis fazer brigadeirao (e' essa receita!) mas nunca havia feito porque achava que o modo de fazer era dificil, algo so' para pessoas super prendadas (o que nao e' meu caso :(). Teve uma epoca que olhei umas receitas na internet e todas falavam em micro-ondas (essa nao era bem minha ideia, nao queria receita de micro-ondas).

2) foi a primeira vez que meu filho comeu brigadeirao, com 5 anos.
Parece uma bobeira mas nao e'. Sei que no Brasil as criancas comem doces com mais frequencia e ingressam na vida dos "doces" bem cedo mas enquanto eu puder evitar algumas coisas, evitarei. Lembro ate hoje da cena dele provando chocolate a primeira vez (com 1 ano e meio). Foi em um aniversario, ele olhava a mesa toda colorida, que devia estar chamando atencao (tantas cores) e uma vovozinha muito bondosa e linda (sei que ela nao fez por mal) perguntou se ele queria um brigadeiro e deu um para ele; que deu uma unica mordida e me entregou o restante.

Detalhe: ela nao perguntou para mim se ele podia comer, eu estava perto e so' observando. Claro que se ele nao pudesse comer, eu teria dito mas e' um perigo oferecer algo para uma crianca sem  saber se ela pode ou nao comer. Perguntar para os pais ou responsavel antes, e' a melhor atitude.

Um mes depois fomos em outro aniversario e ele se esbaldou no brigadeiro, tive ate que ouvir piadinhas do tipo: "para quem nao comia brigadeiros, esta' mandando bem". E' a vida!

Deixando as observacoes de lado, segue a receita do Brigadeirao:

* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de creme de leite
* 1 xicara (cha') de achocolatado em po'
* 4 colheres (sopa) de acucar
* 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
* 3 ovos
manteiga para untar
1 xicara (cha') de granulado para decorar.

Bata todos os ingredientes no liquidificar (menos o granulado). Quando ficar homogeneo despeje em uma forma com furo central (19 cm de diametro) untada com manteiga.
Cubra com papel aluminio e asse em banho-maria em fogo medio (180o.C) por cerca de 1h30min.
Desenforme ainda morno e decore toda a superficie com o chocolate granulado.
Leve a geladeira por cerca de 6 horas.



Com essa receitinha quero desejar a todos uma doce e leve semana!

4 comentários:

  1. Essa nunca fiz...
    Parece ser boa! Com minhas formigas de férias, acho que vou tentar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Huuuummm que delícia! Esse fim de semana fiz meu primeiro bolo de chocolate aqui na Inglaterra :) (ante ssó tinha feito de limão) e meu namorado gostou tanto que já acabou! Vou tentar essa receita!
    Beijos Gra

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Gra querida
    Faço esta, so que no microondas, a mesma receita, só que sao so 8 minutos para ficar pronta a delicia! Super prática!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
Related Posts with Thumbnails