terça-feira, 4 de março de 2008

Alimentacao X Informacao X Amamentacao

Estava numa duvida danada com relacao a alimentacao do Nicolas. Quando comecar, como comecar, seguir quem? Duvidas e mais duvidas.

Mas como Deus e' Pai e sempre me da um help nessas horas de duvidas, dificuldades e tudo mais. Quinta-feira somos levar o Nicolas para pesar e ai a Agente de Saude fez algumas perguntas e disse que poderiamos entrar com algo solido/ pastoso em abril, quando ele completa 6 meses. Ai que bom, fiquei mais aliviada e ai ela me convidou para participar de um curso sobre alimentacao para bebes no dia seguinte.

E la fui eu... e foi otimo. Comentei com uma amiga minha que iria e ela me disse:

"-Vai aprender a fazer pure de batata!"

Pensei nao tem problema, vou, estou em casa mesmo, saio um pouco, vejo outras maes, o Nicolas ve outros bebes e acredito que sempre aprendemos algo.

E foi assim; fiquei mais tranquila. Havia lido varias coisas, falado com essa amiga do comentario do pure de batata (nossos bebes tem so 9 dias de diferenca, o Nicolas e' mais novo!, entao sempre conversamos), conversei tambem com a Katia, que tambem tem me ajudado muito, li varias coisas la no Forum dos Bebes, conversei com a Gi, que e' minha super amigona, tem varios anos trabalhando em bercario e ela me disse algo que me fez parar para pensar e que eu nao tinha me dado conta. Ela comentou que tudo depende da filosofia do medico, que no fritar dos ovos cada um orienta de uma forma.

E por que essa minha angustia toda?

Explico: continuo tentando com todas as minhas forcas, do fundo da minha alma, amamentar meu filhote. Nao e' facil. Imaginei que amamentar fosse algo mais facil. E desde que ele tem um mes, precisei comecar a dar mamadeira, primeiro com meu leite mesmo, depois com complemento, ja contei aqui.

Meus dois maiores desejos sempre foram: o parto normal e amamentar ate os 9 meses.

O parto normal consegui e fiquei muito feliz por isso, pois nao sei o que seria de nos se eu tivesse sido submetida a uma cesaria.... anyway. Agora quanto a amamentar nao sei se vai dar.

Ja ouvi varias coisas, mas nao podia ser egoista so pensar em mim e deixar meu filho chorando de fome. Leite fraco nao existe! Ouvi tanto isso, e eu digo com todas as letras, existe sim. Ta, a palavra fraco e' muito forte, entao digamos que existe leite insuficiente. Meu leite e' insuficiente para a fome do meu filho. E como disse a minha mesma amiga do pure de batata:

"- Gra se nao existesse leite fraco, na Africa nao existiria criancas desnutridas, pois a maioria das maes amamentam mas mesmo assim as criancas tem serios problemas de alimentacao."

Ops, e' isso ai, temos que repensar algumas coisas as vezes.

E ai um belo dia, conversando com minha outra amiga, a Sandra que esta na China, ela perguntou como estava a alimentacao do Nicolas e eu disse e ai ela soltou a pergunta que deixou minha cabeca em parafusos:

"- Voce vai comecar a alimentacao dele so com 6 meses ne? O pediatra do Pedro me orientou assim, ele me explicou sobre a formacao do intestino, do estomago, etc etc etc e o Pedro hoje com quase 5 anos e otimo...."

Foi ai que as coisas complicaram para mim. Se eu estou dando complemento entao tenho que seguir o que as maes que dao complemento fazem, comecam a alimentacao solida/ pastosa com 4 meses ou nao?

Entao no curso que eu fui aprender a fazer pure de batata, a Agente de Saude explicou que quem esta amamentando ou dando formula (leite em po) a recomendacao do governo, baseado nos estudos que foram feitos, e' que deve-se introduzir a alimentacao so apartir dos 6 meses. Em raros casos comeca-se antes. As pesquisas feitas mostraram que adultos que tem problemas de constipacao intestinal, problemas de estomago e alguns ate problemas no figado, foram iniciados na alimentacao solida antes dos seis meses, causando as complicacoes depois na vida adulta.

Fiquei mais tranquila ainda, a maioria das maes que la estavam, os bebes eram da mesma idade e ninguem tinha comeca a dar nada ainda, e' alem de aprender fazer pure de batata (rsrsrs), deixei a ansiedade de lado e vou esperar falta so 1 mes e meio mesmo.

Alias fiquei pensando na minha relacao com a alimentacao, e isso me ajudou a entender um pouco, um dos porque, que talvez eu nao tenha conseguido produzir mais leite.

Na primeira consulta com a parteira, eu estava 10 kilos abaixo do meu peso e gravida de quase 20 semanas e ai ela me encaminhou para um especialista, pois acreditava que eu tinha sinais de sofrer algum disturbio alimentar (???), ta loca essa, eu pensei.

Bom, e ai eu comecei a comer mais e mais, comia ate mesmo sem querer, engordei, o bebe estava bem e eu tambem, nao forcei tanto a barra. Porem hoje penso talvez eu nao tenha acumulado gordura suficiente para ter um leite suficiente e eficiente para meu filhote.

Continuo tentando, fico muito feliz quando ele mama e quando isso acontece, ele faz com vontade....

E' essa e' a vida, vivendo e aprendendo. Vale a pena ir atras de informacao, mesmo quando voce acha que so vai aprender a fazer pure de batata....

Ate mais

Gra


*nao tenho anorexia, bulimia ou qualquer coisa do tipo. Caso algo nao estivesse bem, com certeza a ginecologista do Brasil, que me conhece e com quem eu passei em consulta, teria me falado, alertado e entrado com um tratamento. Nao tiro o credito da parteira, mas que levei um susto, eu levei.


Um comentário:

  1. Oi, Graziela. Se eu fosse você, não levaria tão a sério determinadas considerações. Você vai juntar um monte de informações e se sentir mais e mais perdida. Então, tenta uma outra ordem: leva o filhote ao pediatra e acompanhe o peso e a medida.Ele está crescendo e engordando? Em caso afirmativo, relaxa. Você é certamente uma mãe super bacana e zelosa. Desencana e vai por mim: essa preocupação faz parte de todas nós, mães. Um beijo e muito sucesso. Eliana.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails