sexta-feira, 24 de julho de 2009

Esperar, se desesperar ou se informar?

Gripe Suina

Por aqui ela ainda e' conhecida e nomeada como Swine Flu (H1N1), confesso que parei de acompanhar as noticias dos jornais, pois os dados sao desesperadores e ouvir a cada dia que passa, que mais e mais pessoas serao contaminadas e' triste e assustador.

Entao o melhor e' se prevenir e buscar informacao sempre. Apesar de nao ter muito o que fazer para nao pega-la (ja que e' um virus, e esse esta no ar ou seja em todo lugar!).
Li no blog da Re um post bem bacana, onde ela reproduziou um e mail que recebeu de uma medica homeopata. Vale a pena dar uma olhada.
A BBC tem feito reportagens bem explicativas, e nesse link tem ate um video com as perguntas mais frequentes sobre a gripe, sobre os sintomas, o que fazer e sobre os medicamentos (Tamiflu e Relenza).

Fergus Walsh mantem um blog com dados, graficos e informacoes importantes.

Em uma das entrevista que vi na tv essa semana (quando ainda acompanhava os noticiarios) um medico deixou claro que nao adianta a pessoa tomar o Tamiflu para "se prevenir", isso nao acontece; ao pessoa ira sofrer os efeitos colaterais do remedio, que e' um medicamento forte e nao havera garantia nenhuma de que ela esteja imune a gripe suina.
A orientacao continua a mesma, nao va para o posto medico (GP), ligue e passe seus dados, seus sintomas e eles entrarao em contato com voce, pedirao que uma outra pessoa va buscar o medicamento (Tamiflu) e caso os sintomas nao desaparecam, eles vao monitorando e orientando o paciente ou o acompanhante. Infelizmente, eles nao fazem mais o teste para saber se e' mesmo a gripe suina ou nao, apenas pelos sintomas eles medicam, a coisa se expandiu tao rapido que parece que nem o numero certo de pessoas afetadas nao ha mais.
Outro dia conversando com a Priscila, ela comentou, que pelo que havia lido, o que agrava o caso da gripe e' que ela se torna uma pneumonia. Comentei que eu ja tive uma pneumonia viral, e fiquei com aquilo na cabeca, sera que estou imune ou com mais facilidade de pega-la, ja que ja passei por isso antes? Nao sei.
Para quem esta por aqui, na pagina do NHS tem mais informacoes e os telefones para contato sao:
0800 151 31 00 ou Minicom 0800 151 32 00.
O titulo do post foi esse, pois no momento acho que so podemos esperar para ver como todo esse cenario se desenvolve, o que acontecera. Eles estao correndo contra o tempo para finalizar a vacina antes da chegada do inverno, porque ai sim e' que a situacao pode piorar mesmo, com o frio todos nos ficamos mais vulneraveis as gripes e resfriados. Por isso, se informar ainda e' a melhor saida e fonte e' o que nao falta para isso. Vamos fazer nossa parte e que Deus cuide de todos nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails