segunda-feira, 12 de março de 2012

Dieta Coletiva Registro#7

Receita: Pao de Leite
(Receita da Neide Rigo)

Antes de mais nada, so' queria lembrar que eu nao sou "chef" de cozinha, nao tenho uma vasta experiencia com as panelas e ainda estou testando e tentando. Claro que quando da' certo, fico super feliz e quero dividir a receita.

Com esse pao foi assim, so' quero fazer algumas consideracoes antes de passar a receita:

1) pao caseiro e' infinitamente mais gostoso que pao comprado pronto, porem nem todo mundo percebe essa diferenca. Tem gente que esta' com o paladar tao acostumado, que ainda prefere o pao pronto do mercado;

2) essa foi a 4a. ou 5a. vez que fiz pao, confesso que agora que estou pegando o jeito e o tato com a massa, percebendo quando a massa esta' mais seca, mais umida; me arriscando mais na mao com a farinha (colocando mais ou menos, sem medo). Assim que posso afirmar com todas as letras o que ja' li muito por ai: fazer pao bom e' com o tempo, com a experiencia, quanto mais voce faz, mais facil fica;

3) paciencia e' fundamental para quem vai fazer pao. Para mim e' praticamente uma terapia ocupacional. Claro que o fator tempo (clima frio ou quente), qualidade dos produtos, a receita certa (ou a que mais lhe agrada), o tempo em si que voce tem para realizar a receita, tudo isso conta... entao pode ser que um dia seu pao fique lindo e maravilhoso e no outro nem tanto. Continue tentando, desistir jamais.

4) nao tenha medo, ouse.

Acho que era isso, se lembrar de algo mais, volto e acrescento. Entao a receita que eu fiz foi uma que eu vi, la' no blog da Neide. Fiz somente meia receita e colocarei em parenteses e de vermelho as alteracoes que eu fiz.


Pãezinhos para piquenique (eu chamei de Pao de Leite)

1 quilo de farinha de trigo (usei meio quilo e mais um pouco, maozadas, nao da' para contar)
1 colher (sopa) de sal  (1/2 colher)
1/2 xícara de açúcar (90 g) (45g)
3 colheres (sopa) de leite em pó  (substitui por 1 xicara de leite integral morno)
1,5 colher (sopa) de fermento biológico seco dissolvido em 3 colheres (sopa) de água (um pacotinho de 5g, dissolvido em agua tambem)
Meia xícara de manteiga sem sal (100 g) (50g)
600 ml de água (+/- 100 ml de agua)
(1 ovo) acrescentei por conta e risco, seguindo as dicas da Neide no post.

Numa bacia, coloque a farinha de trigo misturada com o sal, o açúcar, o leite em pó. Faça uma cova, coloque aí o fermento diluído e vá juntando a água aos poucos e mexendo até a massa ficar ligada. Junte, então, a manteiga em pedacinhos e comece a sovar com as mãos. Adicione o restante da água aos poucos até formar uma massa homogênea, brilhante, que se solta das mãos. Cubra com plástico, deixe crescer até dobrar de volume e então faça os pãezinhos com 35 ou 40 g cada um (é mais fácil fazer um rolo com a massa, cortar pedaços e moldar bolinhas). Coloque os pãezinho em forma untada e enfarinhada, com espaço entre eles. Deixe crescer novamente e leve ao forno médio para assar por cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados. Não precisa, mas se quiser - e eu quis, pincele ovo batido na superfície dos pãezinhos antes de levar ao forno.  

Rende: cerca de 50 unidades (fiz meia receita e rendeu 20 paezinhos grandes).

Como eu estava com tempo, deixei a massa descansando por umas 3 horas, dentro do forno desligado, coberta com plastico e coloquei 1 guardanapo de pano limpo por cima (o dia estava mais para frio do que para morno/ quente e isso influencia na acao do fermento).

Apos esse periodo, a massa dobrou de tamanho, coloquei ela de novo em uma superficie limpa e enfarinhada e sovei mais um pouco, retirando todo o ar de la (voce vai ver pequenas bolhas de ar), talvez precise ir colocando, aos poucos, punhadinhos de farinha. So' para a massa nao grudar nas maos.

Moldei os paezinhos como esta' na receita (fiz um rolo, cortei pequenos pedacos e fiz bolinhas), coloquei em uma forma, deixando espaco entre eles. Voltei a forma para o forno e la' eles ficaram mais 1h, ate que liguei o forno e depois de uns 20 minutos, estavam prontos.

Se prepare para sentir o cheiro do pao assando, e' uma delicia. Posso ser modesta um pouco? Meus paezinhos ficaram deliciosos!
Recem saidos do forno! 

Apos 3 dias, ainda macios e tao gostosos como recem feitos!
Guardei em um pote com tampa
(que fecha muito bem!)
***
Este post faz parte do projeto Dieta Coletiva, saude e bem estar em grupo. Juntos podemos nos ajudar e fazer mais.

5 comentários:

  1. Oi Graziela, vim retribuir a visita!
    Sua receita de pão, me deu água na boca!
    Também faço pães, veja lá no blog, em receitinhas.
    coloquei ovos, mas pode retirar os ovos. Adoro pão feito em casa,!
    Boa semana para você
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  2. Oba! Mais uma receita de pão! Adooooro! Só fiquei pensando, será que fica bom com farinha integral? Talvez eu tente meio a meio.

    Beijos e obrigada por compartilhar!

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Gra!

    Quem é vivo sempre aparece né?

    Andei bem sumidona, Off geral de internet, FB e blog. Teve uma época que eu passava semanas sem sequer abrir o Journal e os comentarios nos blogs que acompanho foi ficando sempre para uma proxima, um dia quem sabe.

    Mas queria te dizer que ontem (e madrugada adentro) li muita coisa aqui, um pouco para recuperar o tempo que passei longe do "faça da sua vida uma obra de arte" e lembrei de tanta coisa que ha havia lido, emocionado e aprendido. Foi como botar a conversa em dia com uma amiga que ha tempos eu não via. Revi as fotinhas do Nicolas e o olhar esperto, vivo e amorozo me lembrou tanto a Béatrice (que estava dormindo).
    Vc é uma figura! Suas listas, suas promessas, seus desejos e, sobretudo, seu bom coração, sua sinceridade, que você consegue transmitir com muita delicadeza e autenticidade.

    Gosto da sua escrita e acho muito bacana a educação que você procura dar ao Nicolas, com muita presença, preocupação e engajamento na maternagem.

    Li que vc veio a Paris no começo do ano de 2011. Se eu não me engano eu estava com visitas (meu irmão e meu cunhado revesaram nos meses de dez/jan). Reli o e-mail e não lembro se eu respondi... O ano de 2011 foi, eu diria, intenso, atipico e sem tempo comigo mesma e agora que a Béatrice começou com as aulas, começo a me organizar melhor. Que bom!

    Espero um dia conhecer Londres e até la, seria bom você estar ai! Caso contrario, quando eu fizer as viagens para visitar a familia, quem sabe o encontro seja em Curitiba, cidade onde nasci e onde os avos da Bê moram! Porque acredito em amizades reais tambem pode começar assim, por meio do blog : )
    Um beijão e otima semana pra vcs ; )

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro pão. E queria muito aprender a fazer. Só fiz uma unica fez e não deixei a massa descansar e não prestou. Mas vou testar e ter mais paciencia para deixar a massa descansar.
    Adorei a aparencia do pão!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Ai Gra, tô numa dieta rica , rica em mato, srrsrs

    Aff, que não tá fácil viu, mas vambora...

    Você está morando em São Caetano ? Um dia podemos fazer um encontrinho, daí vc vem conhecer o cafofinho, rsrsr

    Aqui temos um vaso de erva cidreira, e acredite se quiser os gatos devoram ela... tivemos que esconder, rsrsrs


    Adorei essa receita de pãozinho, nhan,,, que vontade, rsrs

    Bjus 1000 queridona

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails