quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Concurso Cultural: Voce brinca com seu filho?"



(Comente e concorra a esse livro)


E a conversa continua, a pergunta e': Voce brinca com seu filho????



Aqui no blog, estamos conversando sobre os desafios de brincar. Sabemos que nao e' facil a vida de quem tem filho ou filhos. A rotina diaria muitas vezes nos sufoca, nos angustia e nos cobra, mais e mais tempo, mais e mais tarefas. Calma, para. Por que to falando sobre isso? Porque no meio dessa loucura (desculpa a palavra, mas e' isso mesmo, a nossa vida esta cada vez mais louca, mais corrida e com mais coisa para fazer, nos cobramos cada vez mais) e no meio da minha, da sua, da nossa loucura, tem o filho la gritando, agarrando na perna, pedindo atencao.



Mais atencao? Atencao para que? Para brincar, pode ser?



Sim, pode ser?



E o que eles mais querem e' isso atencao.... Da para pa'rar o tempo, tirar o sapato, sentar no chao, esquecer as 557 coisas para fazer e se jogar de cabeca, corpo e alma na brincadeira? Tem que dar.



Qual (ais) os desafios para voce brincar com seu filho? Falta de tempo, disponibilidade, dinheiro, imaginacao... o que e' me conta?



O brincar e' tao importante na vida de uma crianca, como suas necessidades basicas, assim como ela precisa de cuidados essencias como comer, tomar banho e dormir; ela precisa de brincar. Brincando ela nao esta so brincando, passando o tempo, ela esta aprendendo, desenvolvendo as areas mais importantes para seu crescimento: a area fisica, emocional e cognitiva.



No brincar, quando bebe elas exploram para conhecer o mundo e mais la pra frente (por volta dos 4 anos), elas comecam a representar o mundo como elas entendem atraves da brincadeira. E isso significa repetir situacoes vividas ou presenciadas. Tem crianca que brinca com a mesma coisa ou da mesma forma por algum (ou muito) tempo: e' normal, tem algum motivo para isso, so precisamos ter paciencia para dar banho na boneca 10 vezes por dia ou montar o trem 100 vezes por dia.



Hoje meu maior desafio com o Nicolas e' com relacao ao espaco, que nao temos, mas improvisamos e aproveitamos muito esses momentos. Ele ainda exige muito de mim, as vezes to preparando o almoco e ele grupado na minha perna. Paro tudo e vou sentar com ele, bater tampinha, tocar no piano ou empurrar o navio do pirata, por alguns minutos e depois volto para terminar o almoco. Ele precisa de mim naquele momento e la estou eu, disposta para brincar com ele.



E' facil, nao e', mas e' possivel.



E para voce quais saos os desafios de brincar com seu filho, conte-nos no comentario ou deixe seu desabafo no site do Desabafo de Mae e concorra ao livro: "Caminhando pela floresta". Ele e' bilingue (ingles/ portugues) e as ilustracoes sao lindas. Lembre-se que se comentar aqui precisa deixar seu e mail, para podermos entrar em contato.



Um abraco



xx



Gra



5 comentários:

  1. gra, muito legal seu incentivo: vamos brincar e porquê me cobro tanto e acho que ainda não brinco? Nem sou muito encanada com minha falta de tempo, mas com minha dificuldade de desligar... Eu sou muito plugada em tudo ao mesmo tempo e sinto que nem sempre estou desplugada, entende! Essa roda de conversa me fez perceber que o sair de casa com a Malu me despluga e aí viro mãe-criança, aliás crinaça-mãe, adoro brincar de tudo, mas minha brincadeira preferida é procurar formiguinha na terra, inventar palavra entre nós, cantar música que não sei a letra, ler livro com a Malu. ler, cantar e inventar faz parte da nossa rotina e me despluga, mas isso é toda hora. Agora brincar com a formiguinha, com barbie ou q/q outra atividade que exige mais atenção não rola dentro de casa. Acho que pq trabalhava em casa e a casa em si é responsabilidade minha ( apesar do maridão assumir mais tarefa doméstica que eu) então o ONDE, talvez, seja minha alternativa para brincar mais. gostei muito da sua divagação sobre onde brincar com nicolas poderia falar mais sobre isso no blog da Luana, o que acha?

    ResponderExcluir
  2. São tantos desafios! Quando tem disposição, não tem tempo. Quando tem tempo, não tem inspiração. Quando tem inspiração, o tempo fecha e sua idéia vai pro beleléu...rs...

    Tento me esforçar, nem sempre consigo mas o fato de ter parado de trabalhar fora de casa para ficar com eles, me permite um qualidade superior ás das mães que trabalham fora.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem três meses e como toda mãe sempre me preocupo em dar o meu melhor para ele. Isso não significa apenas coisas materiais, mas principalmente o amor, cuidado e atenção que ele merece. O brincar, como você já disse, é tão importante quanto os cuidados essenciais que o bebê precisa ter, porque brincar também é essencial. NA idade do meu filho, a brincadeira precisa estimular, ajudar no desenvolvimento motor e intelectual e essecialmente, precisa ser divertida.
    Meu maior desafio, além de conciliar o tempo, como no caso da maioria das mães, é me desencanar e brincar com meu filho sem me preocupar se o que estou fazendo está certo ou não. Como assim?
    Como sei que a brincadeira deve estimular os sentidos do meu bebê e ajudar no seu desenvolvimento, quero estimulá-lo da melhor forma possível. MAs ele é só um bebê, e também precisa se divertir, não apenas ter seções de aprendizagem com sua mãe. Esse é meu desafio, desencanar e brincar. MAs acho que essa preocupação é inerente À toda mãe, princialmente Às de primeira viagem como eu, que desejam o melhor para seus filhos e ainda tem muito o que aprender.
    Por isso, sempre brinco com o meu pequeno, seja estimulando-o a pegar um chocalho, seja fazendo uma careta engraçada.
    ah, meu email é gislenejf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Criei coragem!!! Vou escrever! eeehhhh
    Sou a Katia mae do Luis Eduardo de 2 anos e 3 meses
    Coloquei ele no berco escutando "cantigas de roda" e sentei aqui para falar do meu desafio de brincar com ele.
    Na realidade tenho 2 desafios o primeiro e comigo mesma como voce disse Graziela 'ter paciencia de dar banho na boneca 100 vezes ou montar o trem...': ter paciencia nao e' facil nao viu, isso me desafia muito principalmente porque quanto mais eu brinco mais ele quer brincar... Ele saltou do berco, mas vou continuar...entao quanto mais brinco mais ele pede, mais ele quer e quer e ja nao faco mais nada, se bobear a gente nem come porque nao da tempo de fazer papa' rsrsrs, entao fico sem paciencia ate que desisto da brincadeira. A outra e falta de imaginacao, na realidade nunca fui muito criativa, sempre fui boa para copiar rsrsrsrs, entao preciso buscar outras ideias para brincar. Quem tiver ideias me manda ai!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus nunca senti como um desafio o grande prazer que tenho ao brincar com minha filha, hoje com dez anos de idade. Como minha esposa trabalha em shopping e, por isso, dispõe de pouco tempo para nossa filha, dizem que eu sou pai e mãe ao mesmo tempo. Não acredito nisso, porque ao longo do tempo que eduquei nossa filha, constatei que ambos têm a mesma responsabilidade.
    Moramos na região central de São Paulo e temos ótima infra-estrutura cultural próxima a nossa casa. Desde pequenina, vamos ao Sesc, Centro Cultural, feiras (qualquer tipo), gostamos de passear no centro comercial e histórico da cidade. Aliás, comecei a tomar gosto por teatro justamente de tanto assistir a espetáculos infantis, muitos de ótima qualidade! Até hoje tomamos banho junto, embora com pouca freqüência, considerando que ela já está começando a buscar sua intimidade e individualidade.
    Hoje, ela aos dez anos, continuamos a ir aos espetáculos infantis e a andar de bicicleta mas agora também vamos aos shows musicais, a peças teatrais com temáticas mais adultas de minha preferência e que ela está começando a gostar.
    Enfim, minha filha está crescendo e conhecendo as coisas que vai fazer parte de sua vida adulta, sempre com grande interesse e diversão.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails