sábado, 15 de novembro de 2008

"Blogagem Coletiva: "Adocao um ato de Nobreza""

Adocao um ano de doar-se!
Adocao foi o tema de uma blogagem coletiva, promovida pela Georgia do Saia Justa e o Dacio, que aconteceu na semana de 10 a 15 de novembro e infelizmente eu nao participei. Alias nunca participei de uma blogagem coletiva, ia me convidar e escrever um post, mas nao consegui. Sei que ja passou, quero deixar registrado aqui o quanto achei humano, bonito e significativo essa blogagem.
Na verdade acho que nao consegui participar, porque o pouco tempo livre que tinha e acessava a internet, la ia eu ler os blogs participantes e deixei de escrever. De alguma forma, indiretamente, eu participei como leitora, nao ativa, porque nao comentei em nenhum lugar, mas deu para escrever agora e aproveitei.
Sempre pensei em adotar, mas antes pensava, acredito que como a maioria das pessoas, que gostaria de um bebe, para que pudesse estar conosco desde sempre, o quanto antes melhor, mas sabemos que a realidade e' diferente, as criancas maiores, diga-se de passagem as que tem mais de 4 anos, sao as que mais ficam nas instituicoes. Essa blogagem me ajudou a refletir e pensar sobre isso. Se um dia a nossa realidade permitir, adotar esta dentro dos meus sonhos e uma crianca grande sera bem vinda tambem, ainda acredito que o amor pode transformar o mundo, mesmo que esse mundo tenha 4, 5 ou 6 anos. Sei da importancia e do quanto os genes podem influenciar no desenvolvimento de uma crianca, mas sei tambem que o amor, a compreensao e o convivio tambem pode nos mostrar um outro mundo muitas vezes desconhecido.
Ao ler alguns posts, lembrei de algumas instituicoes que visitavamos quando eu fazia magisterio e depois na faculdade. Mesmo com todas as dificuldades, todos os desafios, a burocracia e tantas outras coisas que as instituicoes passam, com certeza elas tambem vivem esse processo de adocao. As pessoas que estao la, que formam as equipes multidisciplinar, que convivem com as criancas, todas elas, desde o porteiro, as pessoas da higienizacao, recreacao, da cozinha, profissionais da saude, todas, sem excessao vivem a adocao. Elas se doam as criancas durante o periodo que elas passam la e quando chega a tao sonhada hora de ir embora, essas pessoas tambem vivem essa perda, assim como a crianca. E' um constante processo de readaptar-se. Um bonito trabalho, porem muito pouco valorizado.
Por aqui o processo de adocao tambem e' estimulado e valorizado, so nao sei se a burocracia e' igual no Brasil e se existe algum "jeitinho ingles" como existe o "jeitinho brasileiro" para que a adocao aconteca de outra forma. Mais informacoes aqui.
xxx
Gra

Um comentário:

  1. Oi Graziela, obrigada por enviar-me o post. Nao importa se fora da data da blogagem. Seu compromisso é com o tema a ser discutido. Quando? Sempre ou quando você quiser, rs.

    Que bom que o tema da bloaggem falou ao seu coracao e lhe deu mais informacoes sobre o tema. É mesmo muito difícil e penso que nao é para qualquer um adotar uma crianca e já grandeinha. Mas eu também acredito no Amor, que move montanhas e uma crianca já crescida já chega na família sabendo que é adotada, entao nao passará por uma possível dúvida se vcs sao os pais ou nao. Ela já chegará para vcs sabendo e conhecendo a verdade da sua vida e tenho certeza que será bem diferente o comportamneto dela. Pelo que li, criancas maiores assim, já desejam ter uma família e quando elas a recebem sao gratas pela chance que têm de se tornarem filhas ou filhos.

    Obrigada pela participacao, vou colocar seu post depois no blog blogagem. Hoje já estou sem tempo. Mas passo aqui para te avisar.

    Valeu e obrigada.

    Eu vivo na Alemanha e vc em Londres? Nao estamos tao longe assim, rs.

    Abracos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails