quinta-feira, 5 de junho de 2014

E a Copa? {atualizado}

Nuossa nem sei por onde comecar. Daqui uma semana o espetaculo comecara' e deve ter muita gente feliz da vida. Juro que nao sinto o mesmo. A zona e' grande e a vergonha maior ainda.

O estadio de Curitiba ainda nao esta' pronto ha' uma semana da Copa. Fora que foi tao triste acompanhar um pouco mais de perto a falta de compromisso, o descaso e tudo mais que tem acontecido; um unico exemplo: trabalhadores que estao trabalhando no estadio entraram de greve por falta de pagamento e quando foram procurados para dar entrevista para a tv, nao puderam, porque estavam sendo ameacados de serem despedidos. Sim, a coisa ta' nesse nivel.

Tenho a impressao de que esta' tudo sendo feito para turista/ estrangeiro ver. 

Calcadas novas -so' no centro por enquanto, claro- que fez com que o pedestre andasse no meio da rua ou que mudasse de calcada. Seguranca para que?

O transito esta' um caos. Quem anda de transporte publico so' tem se prejudicado na ultima semana. Eu uso os biarticulados diariamente, eles andam em canaletas/ corredores proprios de onibus. So' que essas canaletas estao sendo recapeadas e ai os onibus tem que desviar e seguirem pela rua normal que alem de estreitas sempre tem transito. Fora que nao sei por qual motivo (tem varias teorias e hipoteses) os onibus estao demorando mais do que o normal para passar ou tem menos onibus na rua, nao sei. So' sei que esperar 25 minutos dentro de um tubo por um onibus sendo que nunca passou de 10 minutos essa espera, e' garantia de chegar atrasado no trabalho mas isso com certeza nao importa.

Agora o pior de tudo, para mim, e' ter que rezar e muito para nao precisar do Hospital Pequeno Principe durante os 4 dias de jogos aqui em Curitiba porque se por acaso precisarmos correr para ir para la', poderemos circular livremente com a escolta da policia ate' a entrada do hospital. Ja' que o local do hospital faz parte da area estabelecida pela Fifa que requer cadastro antecipado. Legal pra' caramba ne'? 
Quantas familias visitam o Pequeno Principe diariamente, pessoas de outras cidades, do interior e que precisam de alguns servicos basicos de la' e terao a alegria de serem escoltadas pela policias.

Olha sao tantos absurdos que me embrulha o estomago so' de pensar. Enquanto isso a saude vai de mal a pior, a educacao nao fica atras e a seguranca ta' daquele jeito. Mas a Copa e' linda e dizem que o Brasil vai ganhar.

Ganhar o que, eu ainda nao sei. So' sei que eu nao vou participar desse pao e circo, juro que minhas prioridades sao outras.

E podem me chamar de mal humorada que eu nem ligo. Maquear o pais para gringo achar tudo lindo enquanto o trabalhador (que paga taxas e mais taxas e sustenta o pais) so' se prejudica, to fora. 



***********
(Atualizacao - domingo 08/06/14)
De sexta para sabado caiu um chuva torrencial em Curitiba e no sabado de manha o que o prefeito fez? Foi inaugurar obra da Copa, claro. Ir visitar as pessoas que estao desabrigadas para que? 

Detalhe sao 8 mil desalojados e na fanpage da Prefeitura de Curitiba as postagens engracadonas dao a entender que a cupa das enchentes sao das pessoas, isso mesmo.  

Quanta tristeza.  

(Foto da professora Juli Barbosa)

3 comentários:

  1. Concordo com você flor, está dificil se alegrar sabendo que tanta gente sofreu e sofre com está Copa, beijnhos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha Grá, eu acho que o buraco é bem mais embaixo. Os movimentos contra Copa já tomaram proporções descabidas na minha opinião e espero que não aconteçam coisas ruins e violentas nos próximos dias..
    A situação que tu relastaste acima é muito semelhante a daqui. Pego transporte público todos os dias, os ônibus lotados, obras inacabadas (quase todas), inclusive os arredores do Estádio Beira Rio que irá sediar os jogos. Quem mora nas proximidades já recebeu credencial para acessar sua casa e quem precisa de acesso através da avenida para ter acesso à zona sul de Porto Alegre terá que fazer um desvio de caminho.
    Mas acho que nós brasileiros somos retardatários neste processo. O protesto deveria ter acontecido antes "não queremos Copa, mas sim que o dinheiro seja investido no país"...mas não, todos vibramos ao receber a notícia que o Brasil, "país do futebol" iria sediar a copa em 2014. Todos sabiam que obras seriam necessárias. É um aburdo sim pensar que 8 bilhões foram gastos com estádios, principalmente quando lembramos do estado em que se encontra a saúde a educação. Os estádios ficarão e as obras de benfeitorias nas cidades (muitas não concluidas) serão terminadas ainda este ano e serão absorvidas por todos.
    Agora às vésperas dos jogos há esse clima de "enterro", como se fosse vergonhoso torcer nos jogos e na minha opinião não é feio torcer pelo nosso país.O assunto rende um debate com certeza!
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails