sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

E' chegada a hora?


Faz um tempo que esta matutando na minha cabeca quando sera o melhor momento para ter outro filho? Penso em mil coisas, principalmente se o Nicolas esta preparado para esse momento? E ai lembrei de mim tambem, sera que eu estou pronta fisica e emocionalmente falando? Sera que e' chegada a hora?

Li alguns textos e algumas reportagens, nao cheguei a conclusao nenhuma. Talvez nao seja a hora ainda. Entao me deparei com esse post da Ana Claudia , que lindo, me emocionei e fiquei pensando... Deus e' quem sabe a hora certa, quando essa hora chegar nos tambem saberemos.

Por que estou dizendo tudo isso? Faz 3 semanas que a filha de uma amiga querida, tem passado uns dias aqui em casa com a gente, 4 dias por semana, tem sido momentos maravilhosos, uma nova fase para todos nos, mas o Nicolas esta se mostrando outra crianca. Eu sei que ela esta no espaco dele, brincando com os brinquedos dele e ele ainda tem que dividir a atencao da mae... nao, nao e' facil, mas sera que todo filho unico tem essa caracteristica de ser egoista? Fiquei pensando se eles fossem irmaos, como seria? Tudo bem, eu sei que nao da, eles so tem 5 meses de diferenca.

Mas tem hora que ate me da um negocio ruim, ver meu filho se jogando no chao, querendo bater na amiga, empurrar, apertar bochechas... coisas que ele nunca fez. Sem dizer que ele esta mais grupado em mim do que antes, nao posso mais ir ao banheiro, que ele chora, tem que ir junto.

Lembro que uma vez li uma reportagem na revista Crecer Feliz, que dizia que quando o casal for pensar em ter outro filho, o melhor e' esperar ate os 18 meses do nascimento do primeiro e se puder nao deixar passar dos 52 meses; o ideal e' 18 meses para o corpo da mulher se recuperar totalmente do primeiro parto - mesmo se esse tiver sido normal- e nao deixar de passar dos 52 meses, porque senao o corpo senti como se fosse o primeiro parto outra vez. Tem logica.

Bom por enquanto ainda estamos so na duvida e tentando lidar da melhor maneira possivel com esses novos comportamentos do meu filho. Espero que isso passe, nao quero nem nunca quis ele assim, essa crianca que as vezes eu nao conheco, por esses comportamentos que ele esta tento, espero que passe logo...
*essa foto e' do ano passado, mas gosto muito dela, nela estao: a Teresa (avo postiza do Nicolas), a Zoe e o Nicolas.

4 comentários:

  1. Passa no blog e pega uma lembrancinha.
    É simples mas é de coração.

    ResponderExcluir
  2. Tambem fico desesperada vendo a Sofia se comportar como uma menina mimadinha e enjoada quando esta com outras criancas... Nunca imaginei que ia passar por isso! Espero que seja uma fase!

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que minha história te tocou! Realmente, não há receita. A sua hora irá chegar e você saberá. Quanto ao egoismo, todas as crianças são egoistas, com ou sem irmãos.
    O que temos que fazer é orientar para aplacar essa ânsia de querer tudo para si...
    Faz parte.
    Boa sorte e um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. Gra, saudade!!!
    Bom saber que o Nicholas tá vivenciando esses momentos de partilha. crianças, principalmente filhos únicos, precisam cada vez mais de outros iguais pra entender que não são dono do mundo, mas calma todos são assim. tem a idade tbem, né.
    olha, eu sou bastante pé atrás com reportagens que determinam a hora certa na nossa vida. esse quando é você quem descobrirá junto com o filhote e o maridão. Não é só a questão da grana, do tempo de mãe e do ciúme do nicholas, mas também do preparo para chegada de mais um humano. a pesquisa indicada no twitter neste fim de semana (http://migre.me/3OxJc) investigou só 8 famílias e somente uma delas viu a oportunidade de crescer como humano com a chegada do #segundofilho. o restante ainda vive só o conflito da dinâmica familiar com a prática de ser mãe ou pai. não é fácil transformar esses momentos em oportunidade de crescimento emocional pq exige um esforço de gratidão, de partilha e de amor. Boa sorte, obrigada pela conversa e mto bom ver vc de volta.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails