quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Eu li.

Em abril eu li um livro que fazia muito tempo que gostaria de ler. Algumas pessoas queridas me indicaram e quando peguei emprestado na biblioteca nao achei que conseguiria terminar em duas semanas. Mas consegui e foi uma leitura gostosa apesar de dificil em alguns momentos.

O que tem me ajudado a ler mais durante esse ano e' meu trajeto para ir e voltar do trabalho. E' no minimo uma hora apesar de nunca demoro so' uma hora e' sempre mais entao aproveito e to tentando coloca minhas leituras em dia so' nao estou conseguindo vir aqui registrar. Esse livro, por exemplo, eu li em abril. Abril gente, abril e nos estamos em outubro.

Mas vamos la', sobre o livro.



O filho eterno conta a historia do filho autista do escritor e professor (super conhecido aqui no Parana', nao sei se no Brasil inteiro) Cristovao Tezza. Escrita por ele mesmo a historia se mistura em varios momentos entre a historia dele e do filho. A ideia do livro e' retratar como ele recebeu a noticia e como foi o convivio entre ele e o filho nos primeiros anos de vida do menino.

E' preciso estar atento pois como eu disse as historias se misturam, ora ela fala sobre o que ele ja' viveu (ha' alguns anos), ora ele conta o que estava passando no momento. E' uma delicia de ler mas se voce nao prestar atencao pode se perder em alguns momentos.

Queria ter tirado varias fotos, marcado varias partes pois tem partes/ frase muito reais e impactantes como quando o filho sai de casa e se perde pelas ruas do bairro, uma situacao quase que "normal" que pode acontecer com qualquer crianca a  qualquer momento e nao somente com uma crianca que necessita de cuidados especiais. A reacao do pai e' comovente, tudo que passa na cabeca dele, o caminho que ele percorre e como ele se encontra com ele mesmo depois desse momento e' uma das partes que eu gostaria de ter trazido para ca' para eternizar.





"Mas - isso e' uma sindrome, ele sabe: voce esta' vivendo uma sindrome de culpa, um transtorno de excesso de peso na alma. Imaginou que talvez o elevador nao subisse com o peso de seu sentimento de culpa, e sorriu com a graca simples da ideia. A porta se fechou, enfim, e o elevador subiu."

Culpa, culpa, culpa quem nunca passou por essa sindrome ops quem nao passa? Sendo maes, pais ou nao. Nossas escolhas nos levam a caminhos tortuosos mas floridos tambem.

Gostei bastante e quero ler outras obras do autor, so' nao sei qual ainda. 

Livro: O Filho Eterno
Autor: Cristovao Tezza 
Editora: Record
ISBN: 9788501077882             
Mais sobre o livro: aqui.

* Adoro os marca textos de ima que ganhei da Fernanda alem de lindos sao praticos. 

Um comentário:

  1. Grazi, parabéns hoje pelo seu dia! Tanto a fazer, reconhecer nossos educadores...
    Estou com este livro na minha listinha já faz tempo! E vê-lo recomendado aqui é mais um estímulo para ler! Também quero ler deste autor O Professor - tenho ótimas recomendações. Bj

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails