segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uma receita para adocar a semana

Essa receita é fácil, prática (só bater no liquidificador, colocar no forno em banho maria e depois geladeira) e gostosa.

Fiz essa receita numa sexta-feira mas no sábado umas "formigas atômicas" invadiram a minha casa, eu não vi por onde elas entraram e muito menos por onde saíram. Só sei que de repente aquela forma enorme da sobremesa que estava ali, logo ali, sumiu, desapareceu.

Antes de colocar a receita aqui preciso fazer duas colocações:
1) sempre quis fazer brigadeirão (é essa receita!) mas nunca havia feito porque achava que o modo de fazer era difícil, algo só para pessoas super prendadas (o que não é meu caso :(). Teve uma época que olhei umas receitas na internet e todas falavam em micro-ondas (essa não era bem minha ideia, não queria receita de micro-ondas).

2) foi a primeira vez que meu filho comeu brigadeirão, com 5 anos.
Parece uma bobeira mas não é. Sei que no Brasil as crianças comem doces com mais frequência e ingressam na vida dos "doces" bem cedo mas enquanto eu puder evitar algumas coisas, evitarei. Lembro até hoje da cena dele provando chocolate a primeira vez (com 1 ano e meio). Foi em um aniversário, ele olhava a mesa toda colorida, que devia estar chamando atenção (tantas cores) e uma vovozinha muito bondosa e linda (sei que ela não fez por mal) perguntou se ele queria um brigadeiro e deu um para ele; que deu uma única mordida e me entregou o restante.

Detalhe: ela não perguntou para mim se ele podia comer, eu estava perto e só observando. Claro que se ele não pudesse comer, eu teria dito mas é um perigo oferecer algo para uma criança sem  saber se ela pode ou não comer. Perguntar para os pais ou responsável antes, e' a melhor atitude.

Um mês depois fomos em outro aniversário e ele se esbaldou no brigadeiro, tive até que ouvir piadinhas do tipo: "para quem não comia brigadeiros, está mandando bem". É a vida!

Deixando as observações de lado, segue a receita do Brigadeirão:

* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de creme de leite
* 1 xícara (chá) de achocolatado em pó
* 4 colheres (sopa) de açúcar
* 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
* 3 ovos
manteiga para untar
1 xícara (chá) de granulado para decorar.

Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos o granulado). Quando ficar homogêneo despeje em uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) untada com manteiga.
Cubra com papel alumínio e asse em banho-maria em fogo médio (180o.C) por cerca de 1h30 min.
Desenforme ainda morno e decore toda a superfície com o chocolate granulado.
Leve a geladeira por cerca de 6 horas.



Com essa receitinha quero desejar a todos uma doce e leve semana!

4 comentários:

  1. Essa nunca fiz...
    Parece ser boa! Com minhas formigas de férias, acho que vou tentar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Huuuummm que delícia! Esse fim de semana fiz meu primeiro bolo de chocolate aqui na Inglaterra :) (ante ssó tinha feito de limão) e meu namorado gostou tanto que já acabou! Vou tentar essa receita!
    Beijos Gra

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Gra querida
    Faço esta, so que no microondas, a mesma receita, só que sao so 8 minutos para ficar pronta a delicia! Super prática!
    Bjks mil

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails