sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Consumo Consciente

Ouvimos tanto falar em consumo consciente hoje em dia, nos 3Rs - reusar, reutilizar e reciclar (sera que e' isso mesmo ou me confundi com algum dos Rs, qualquer coisa me corrijam ai nos comentarios, por favor).

E eu sempre fico pensando no R de reutilizar.... Adoramos dar as coisas que nao usamos mais embora. Aqui tem-se o costume da doar as coisas para as lojas que vendem coisas usadas, tambem chamadas Charity Shop, que esta diretamente ligada a alguma instituicao (instituicao que ajuda pessoas com os mais variados problemas: visuais, mentais, com cancer, entre outros). E' uma excelente forma de ajudar.


{Clica na foto, que aumenta, como todas as outras}

So que eu sempre fico com uma pulga atras da orelha, e dividirei a pulga com voces. Para mim e' meio contraditorio (ou eu sou chata demais mesmo e pode falar tambem), mas eu nao consigo entender por que cargas d'agua a pessoa (to falando em geral, e sao varias que eu conheco ta? nao e' indireta para ninguem nao), mas a pessoa se diz toda orgulhosa que doa coisas para as Charitys, mas nunca, nunca na vida compra nada la. Por que?

Entao vamos fazer cara de paisagem e seguir como se nao tivessemos vendo essas coisas, mas como diz a queridona Lu Brasil, Deus ta vendo e escrevendo no livro da vida (piadinha que rola no Twitter).

Eu doou para essas lojas e compro la tambem, sem vergonha nenhuma. Tem varios achados, outro dia tinha uma arara inteira de calcas de linho, de um loja grande, por £3. So que a numeracao estava errada, eu experimentei umas 5 e nenhuma me serviu (todas eram grandes), senao com certeza eu teria comprado.

Hoje quero mostrar para voces, alguns dos achados de la: livros. Nossa tem muita, mas muita coisa boa, com precos simbolicos, que ajudam e muito. Alem de poder comprar na area que eu moro, sem envolver entregador/ correio, nada. Otimo.

 
Preste atencao no preco e o livro esta novinho,
apesar de ser usado



Tem historias classicas (como do Patinho Feio e musica infantil, muitas conhecidas)


Nao resisti e comprei esse livro,
e' para criancas maiores, mas esta guardado para ser
apresentado na epoca certa.

 
O mapa do mundo, mostrando de onde sao
as historias do livro. As ilustracoes, sao lindas!
Voces viram o preco ne?

O preco normal do livro era £3,99
e comprei por £0,99 cada

*A Maisy no Brasil e' conhecida como Ninoca
Meu filho e quase todas as criancas,
adoram os livrinhos dela.


Esse livro foi indicacao na Priscila.
Quando entrei na loja e vi na prateleira, nem acreditei.
Todas as maes deveriam ler esse livro, ele e' otimo.
Excelente para dar de presente tambem!

* O livro da Maisy comprei em outra loja, que nao era um Charity Shop, mas que vende de tudo e um pouco mais barato que as grandes lojas.

O ultimo livro "What Mothers Do - Especially when it looks like nothing" (a traducao livre e minha e': O que as maes fazem, especialmente quando parece que nao fazem nada), foi um achado e se alguem quiser saber um pouco mais desse mundao materno de meu Deus, antes de criticar e jogar todas as pedras nas maes e em seus comentarios; eu SUPER recomendo (e quem sou eu para recomendar qualquer coisa, mas ai esta!)

So lembrando, consumir consciente e' tambem reaproveitar o que temos e nao jogar fora o que ainda esta usavel, na primeira propaganda de algo novo que acabaram de lancar. Mas acho que nao precisa lembrar nao, todo mundo sabe!

Assim que, de uma passada na loja de usados do seu bairro, tire todos escudos dos olhos, voce tambem pode encontrar grandes tesouros perdidos por la.

4 comentários:

  1. tá certo mesmo Gra! Doei tanta coisa pras lojas de caridade, mas comprar mesmo eu evito, mas é porque é difícil achar o tamanho que serviria em mim e o que precisaria mesmo. Já comprei uma saia linda de seda por £5! Trabalhei um dia em uma loja de caridade e vi que eles selecionam só o que é bom e dá pra vender, não deixam coisa de pouca qualidade ou muito usadas não! Mas várias vezes passei nas lojas e adorei o que tinha na vitrine. Vou ficar mais atenta para as oprotunidades, e comprar ajudando alguém que não é uma corporação multi-nacional é ainda melhor né?

    ResponderExcluir
  2. Oi Gra, doar realmente é um hábito e acredito que todos deveriam fazer isto. Quanto à comprar nestas lojas também é um hábito e um "tirar escudos", como vc mesma diz. No Brasil temos os "Brechós" e já achei muita coisa legal por lá. Vale a pena. Aqui na Espanha, ainda terei que desbravar este setor, mas eu chego lá. Logo logo descobrirei onde ficam estes tesouros. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gra,
    os 3R's estão certinhos sim. Agora se fala muito em 4R's onde o 4º é repensar. Esse eu acho o mais importante. Devemos repensar o consumo. Sempre faço minhas filhas pensarem se ela precisam daquilo que querem comprar ou se apensa desejam.

    Adorei os livros. Esse das histórias ao redor do mundo deve ser muito show!

    O negócio é além de comprar nesse tipo de loja é fazer as coisas circularem também, né? Quanto mais pessoas utilizarem a mesma coisa menos aquisições estamos fazendo e menos lixo gerando.

    Fico sempre com saudade daqui.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gra,como sempre você dando show em criatividade. Poucas são as pessoas que relêem um livro ou revista, no entanto, guardam os mesmos nas gavetas por anos, até que um dia... lixo. A arte dos R's é sábia e totalmente atual. O que poucos sabem, respeitam e relevam. Contudo, divulgar e repassar é uma grande oportunidade para troca de informações e conhecimento. Parabéns pela iniciativa e atitude. Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails