terça-feira, 3 de março de 2009

"Quando a gente ama...

...e' claro que a gente cuida".

Durante 3 anos na minha vida, essa musica fazia eu parar tudo, prestar atencao e ficar feliz, depois nos 5 anos seguintes cada vez que eu ouvia-a chorava. Agora que ja se passaram outros 5 anos, nem sei mais o que eu sinto, tambem nunca mais escutei-a. Mas nao era sobre isso que eu queria dizer, independente dos sentimentos que ela ja tenha causado em mim, lembrei-me dela por esse trecho conter uma grande verdade, principalmente depois que nos tornamos mae.


Todos sabem que amor de mae e' algo incondicional, imensuravel, algo enorme, enorme que chega a doer. So que nao basta so amar ou dizer EU TE AMO, e' preciso agir, agir com coerencia.

E quando a gente ama, nos cuidamos. Mae cuida de tudo (ops, deveria pelo menos ou nao?), mas pelo menos pensa em tudo. E cuidar de uma crianca, envolve muita coisa. Temos que estar atenta a:


*saude fisica: comer, dormir, brincar (pular, saltar, rolar; coisas que envolva o fisico da crianca), tomar banho;


*saude psicologica/ emocional: ama-la, dar carinho, colocar limites, ter rotina (primeiro eu, para que assim eu possa estabelecer uma rotina saudavel para meu filho), falar no mesmo nivel da crianca (literalmente falando, abaixar e falar olhando nos olhos, e nao de cima, como se fossemos verdadeiros gigantes para eles), ensinar respeito (respeitando-o), ensinar dizer a verdade (sempre; comecando por mim... sabe aquela historia do telefone, diz que a mamae nao esta, esse simples exemplo ensina a crianca a aprender a mentir e ai nao tem mais fim), cuidar da manutencao da saude emocional (diariamente; nao sabe como, peca ajuda, sem medo, eu tambem nao sei, estou tentando, nao e' facil, mas e' possivel);


*saude espiritual: essa area e' tao importante quanto as outras, mas parece que as vezes nos esquecemos...na minha vida, percebo que ouve uma falha nessa area, entao tento, desde quando o Nicolas ainda estava no meu ventre, ensina-lo que Deus existe e cuida de nos. Durante toda a minha gravidez li um livro para ele "Deus me ama como sou" (sei que nao e' para recem-nascidos, mas queria um livro um pouco mais longo, para que ele ouvisse mais minha voz e que tivesse um contexto de algo que eu acredito). Depois de algumas semanas de nascido, comecamos a rezar a oracao do Anjo da Guarda com ele, todos os dias a noite e seguimos fazendo ate hoje. Fazemos o sinal da Cruz na testa dele e rezamos de maozinhas dadas. Eu falo: "-Filho vamos rezar para o Papai do Ceu?", ele acena com a cabeca que sim, me da a mao e rezamos.



Ninguem disse que seria facil, mas cuidar de dar conta de todas as areas, fica mais facil, quando as conhecemos e temos claro o que queremos (ou nao) para os nossos filhos.




(A Criacao de Adao, Michelangelo)


Oracao do Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,

Meu zeloso guardador,

Se a ti me confiou a Piedade Divina,

Sempre me rege, me guarda, governa e ilumina.

Amem!

E voce como cuida da saude espiritual do seu filho?

Um comentário:

  1. Muito propício e bonito esse post Grazi!
    o meu email é bpsasantanna@gmail.com ou bpsasantanna@hotmail.com ou ainda secretaria_executiva@yahoo.com.br
    Escreve, please, agora fiquei curiosa...
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails