terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Férias!

Férias 
É um período em que as crianças ficam mais livres, com horários mais flexíveis e com muito mais tempo para fazerem o que bem quiserem. 

Mas o que é o mais correto (ou o que é melhor ou seria o melhor):
1) deixá-las totalmente livres; 
ou
2) deixá-las livres, fazer alguns combinados e tentar manter a rotina de horários ( pelo menos para as refeições e para dormir)?

Confesso que fico um pouco perdida. Nos primeiros dias fica tudo mais livres mas depois não consigo mais ver meu filho querendo passar horas na frente da tv ou entretido em um jogo só por horas a fio. Isso mesmo que eu disse horas, se deixar ele passa uma manhã/ tarde inteira com a cara enfiada em alguma tela. Não quero, não posso deixar.

Então sentamos e eu conversei com ele, expliquei que era férias, não precisava ir para a escola, o tempo era mais flexível mas que precisávamos pensar em alguns combinados. Ele concordou. Assim sem resistência, sem reclamar.

Perguntei o que ele gostaria de fazer e disse o que eu gostaria que ele fizesse. Em nenhum momento foquei no que NÃO gostaria que acontecesse (muita tv, muitos jogos, muitas guloseimas).

Combinamos que:
* ele poderia jogar algo online uma hora por dia;
* ele iria fazer um desenho por dia (se não desse vontade pelo menos um desenho a cada dois dias);
* leríamos um livro por semana (no mínimo);
* sairíamos para conhecer mais a cidade:
* brincadeiras livres estão mais do que liberadas a qualquer hora.

Tem sido bem legal viver esses dias. Tem sido experiências positivas e o que o Ni mais gosta mesmo ou pelo menos continua amando muito são aquelas pecinhas pequeninas que quando nós pisamos, sem perceber, dói na alma. 




E ai na sua casa como tem sido esse período de férias?

2 comentários:

  1. Oi, Grazi!
    Aqui em casa meu filho gosta de chamar amigos para brincar. Vale games, tomar banho de piscina, jogos interativos, andar de bicicleta na pracinha... ou mesmo ir para a casa de um amiguinho. Meu filho não gosta de brincar sozinho e nessas horas eu aproveito para sugerir leituras e sair para fazer passeios.
    Meu filho não gosta de tv, assim como eu não gosto, assim como a minha mãe não gostava e nem mesmo a minha avó... Nossa, agora que pensei nisso! Mas ao contrário, gostamos da telona, amamos filmes!
    Ah, acho que não precisa ser muito radical com horários nas férias... Se um dia jogou demais video game, no outro dia RUA... rs.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oiii. Nos falamos em inventar atividades e estimular a leitura nas férias e acabei esquecendo com a correria daqui de casa!
    Mil perdões!
    Aqui em casa teve uma lista de coisas para fazer para poder jogar vídeogame e ver tv. Mas acabamos viajando e eles ficaram muito na rua e lendo tb. Mas é complicado inventar coisas para eles ficarem fazendo o tempo todo. ficamos sem internet até hj e quinta começam as aulas! Graças a Deus. kkk
    vou começar a postar atividades todos os dias novamente. Espero que vc possa aproveitar algumas com seu lindo kid!.
    bjos, Gi e kids

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails