segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como posso ajudar?

Lembro que participava de um grupo em uma igreja que eu frequentava e tinhamos um contato muito proximo com o padre. Eu fazia parte da Pastoral da Comunicacao e juntos -eramos em um grupo ate' que grande com umas oito pessoas na ativa- faziamos um jornal mensal. Era uma delicia mas bem trabalhoso tambem, com prazos para cumprir, levar arquivo para grafica, buscar material impresso, distribuir e tudo mais

Aprendi com esse grupo que se for reclamar de algo ja' tenha alguma solucao na cabeca porque era assim com aquele lider (o padre na epoca). Se voce tinha uma sugestao de algo ja' tinha que ir preparado para realiza-la. 

Outro dia (26/10) postei isso no facebook e agora quero trazer para ca' para ficar registrado.

***

Aos sabados vamos a uma feira de rua que na frente tem um parquinho.

Ele e' simples, tem 3 brinquedos mas e' em uma boa area com areia e as criancas podem correr.
So' que essa area do parque e' suja, a areia e' suja, cheia de bitucas de cigarros, cacos de vidros, caixinha de cigarro, latinhas, copo de plasticos etc.
Isso me incomodou desde a primeira vez que fomos la'.
Hoje pensei: "o que eu posso fazer aqui para melhorar essa situacao?"
E enquanto meu filho subia no escorregador, dei uma olhada ao redor e tinha alguns pais (poucos) que nao pareciam incomodados, algumas criancas brincavam de fazer castelos na areia e eu so' pensava na areia suja.
Como eu queria um rastelo.
Entao vi a kombi do pessoal da limpeza da prefeitura, que faz a limpeza da rua assim que a feira termina. 
Fui la' e perguntei se eles tinham uma pinca e um saco de lixo para me emprestar que eu ia limpar um pouco o parque.
A cara do homem foi engracada, eu acho que ele pensou: "que que essa mulher ta' falando". Mesmo assim me emprestou a pinca, me ensinou como usava porque era um modelo que eu nunca tinha visto e perguntou se eu queria ajuda .
La' fui eu, a pinca, o saco de lixo e meu filho de volta para o parque. Enquanto o pequeno brincava, eu fiquei catando a sujeira. 
Meu filho comentou que eu tava parecendo um varredor de rua, aproveitei para dizer o quanto esse profissional e' importante porquem sem ele o parque fica sujo, emendei e comentei que as "pessoas precisam ajudar tambem senao o parque nao fica limpo. O varredor limpa, alguem vai e suja e quando chegamos esta' daquele jeito, sujo".
Era quase meio dia. Ficamos la' uma meia horinha, nao consegui limpar a areia inteira mas metade consegui.
Voltaremos la' e farei o mesmo caso ainda esteja sujo. 
Os olhares das pessoas era de surpresa, espanto e de risinhos de canto de boca mas eu nem dei bola.
So' lembrava da Claudia* dizendo que precisamos cuidar dos espacos publicos, nossos espacos publicos.
Nao fiz para me aparecer nem estou contando aqui para isso. Fiz pelo meu filho, pelas criancas que frequentam aquele espaco, por nos.
So' estou dividindo o que aconteceu porque so' reclamar nao adianta, so' dizer que a areia esta' suja, que ninguem cuida, que a prefeitura nao faz nada, que o brasileiro isso ou aquilo tambem nao faz magica. E eu o que estou fazendo? Nada tambem.
Entao antes de reclamar vamos tentar ajudar, achar solucao e fazer nossa parte.
*Sei que cuidar de parques e pracas nao e' algo novo mas se cada um fizer a sua parte, juntos podemos fazer muito.


*Para conhecer mais a Claudia e' so' dar um pulinho no blog Simplesmente.

** Vamos nos "apropriarmos" dos espacos publicos, eles sao nossos e nos fazem muito bem. Menos computadores, mais brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails