quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais sobre escola por aqui: o comeco




So para lembrar o que vou escrever por aqui, e' o que eu sei, o que ja vivi e tenho vivido... talvez algumas pessoas tenham outras informacoes. Entao eu peco, que encarecidamente, comente no campo dos comentarios e eu altero o post..

Entao vou falar um pouquinho hoje sobre o comeco e como as coisas acontecem por aqui:

* aqui (no Reino Unido) que eu saiba, o ensino obrigatorio comeca aos 5 anos;

* a crianca com 3 anos pode frequentar a educacao infantil (nursery)/ publica por 3 horas diaria (das 9h as 12h ou das 12h30 as 15h30);

* existem escolas para bebes a partir de 4 meses, sao privadas e caras;

* ha tambem as "childminders", que cuidam das criancas em suas proprias casas (elas sao supervisionadas pelo mesmo orgao que supervisiona as escolas: OFSTED)

* tem ainda a opcao das pessoas (normalmente mulheres) que cuidam de criancas em casa e que nao sao, necessariamente, registradas (ai vai da sua confianca na pessoa e nas referencias que ela te apresenta);

* tem tambem as babas, nannys e air paur;

* muitas opcoes de grupos e playgroups (uma vez escrevi em um papel todos os lugares e horarios para eu levar meu filho, os que eu conhecia) se quisesse, teriamos atividades todos os dias, eu que nao dei conta, por ter outras atribuicoes como: a limpeza da casa, preparar a comida, ir ao supermercado, cuidar da roupa e etc, etc e etc.

Quando estava para acabar minha licenca maternidade, pensamos o que iriamos fazer, como eu contei aqui. Colocamos no lapis e se eu voltasse a trabalhar e deixasse meu filho com alguem, estaria trocando 6 por meia duzia. Melhor ficar em casa e cuidar do pequeno.

Para conseguir a vaga de 3 horas na escola publica, e' preciso ir ate a escola mais proxima da sua casa, pegar um formulario, preenche-lo, anexar os documentarios necessarios e devolver na escola. Para quem acha mais pratico tem a opcao de fazer tambem online (a parte de preencher o formulario). O melhor e' fazer isso um ano ou um ano e meio antes da crianca completar 3 anos. E lembre-se faca a inscricao em mais de uma escola, nunca se sabe em qual tem vaga, nao corra o risco, fazendo somente em uma.

Assim como no Brasil, aqui existe uma regrinha (com as datas) para ingressar na escola. Por ex. Nicolas e' de outubro e so comecou em janeiro, quando ja estava com 3 anos completo (e mais alguns meses, mas tudo bem). Se a crianca completar 3 anos ate o ultimo dia de agosto, comeca em setembro, senao nao (parece que a lei mudou e agora nao comeca-se mais em janeiro somente em setembro, porem nao tenho certeza).

O ano letivo comeca em setembro (apos as ferias de verao), em dezembro tem 2 semanas de "ferias" entre o Natal e o Ano Novo, e as "ferias-ferias" sao de julho a setembro (normalmente as aulas terminam na ultima semana de julho e so voltam na primeira de setembro, por causa do verao), e' mais o menos o mesmo tempo que as ferias do Brasil, so que la e' de dezembro a fevereiro, porque e' a epoca do verao.

Alem disso eles tem algumas "paradas", que sao os chamados "half term". Mais ou menos a cada 6 semanas, para-se 1.

Sim, eu sei, que parece loucura, principalmente para quem trabalha. Mas sempre ha opcoes: parentes, conhecidos, os "after school club" da vida, tirar ferias junto com as ferias ou os "half term" e por ai vai.

Ah e so mais uma informacao para terminar essa parte: quando a crianca completa 5 anos, ela passa para a "reception" ou recepcao (na traducao literal) que seria a pre escola (no Brasil) e ai a carga horaria aumenta. A crianca fica na escola em periodo integral: 9h as 15h30... mas isso eu falo mais quando chegar a nossa hora.

Proxima semana conto mais sobre a escola....

*Post escrito originalmente me janeiro/2011.
Imagem retirada daqui.

2 comentários:

  1. Ebaaa agora eu assinei o feed das postagens e recebo fresquinho no email qdo vc posta :D Obrigada MAIS UMA VEZ por existir Grazi kkk. Mais uma vez suas dicas SUPER HIPER validas para mim!!! Preciso me agilizar com o nome do Dan entao, que completa 3 daqui 1 ano. GRATA GRA!!! P.s.>> Nao te dou toque pq fico zero de credts de verdade! Mas liga sempre que quiser viu, mesmo!!! Mil bjs obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  2. em portugal é mais ou menos parecido, mas as crianças começam na escola integral com 3 anos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails