terça-feira, 20 de outubro de 2009

Outubro Rosa

Sei que ja estamos na segunda quinzena do mes de outubro, mas nao poderia deixar de falar dessa Campanha tao importante que e' o Outubro Rosa. Nao sabe o que e', entao vamos la, falar de algo que ao mesmo tempo que e' comum ainda e' tabu em muitas casas e dentro de muitas familias.


Digo isso porque minha avo nunca gostou da palavra cancer, assusta. Entao quando nos interavamos que alguem estava lutando contra essa doenca, ela apenas dizia: "Ta com "aquela" doenca". E ja sabiamos o que era.


O Outubro Rosa vem exatamente para aclarar, informar e ajudar mulheres e homens a se prevenir contra o cancer de mama.


Nao tenho nenhuma historia (pessoal ou de alguem mais proxima) para contar, por isso nao escrevi nada antes, mas fiquei pensando em quantas coisas ouvimos ou lemos e que muitas vezes so criam caraminholas nas nossas cabecas.


Quando vou ao Brasil, sempre visito uma ginecologista que eu gosto, conversamos sobre varias coisas e a ultima vez que encontrei-a relatei meu parto, ela me examinou, conversamos muito, mas nao consegui tirar todas as minhas duvidas sobre o cancer de mama.


Os posts sobre essa campanha sao bem informativos, vale a penar ler todos, inclusive os comentarios (onde muitas pessoas relatam suas historias pessoais) estou lendo aos poucos e quero tentar sanar minhas duvidas, por isso listo-as abaixo e conforme vou encontrando as respostas, voltarei aqui para colocar o link e dizer se minhas neuras sao verdadeiras ou falsas.


- as mulheres tem mais cancer de mama (nos dias atuais), por que engravidam tarde e amamentam menos?


- mulheres que fumam ou bebem tem mais chance de ter o cancer de mama do que as que nao o fazem?


- o desodorante rolon pode causar cancer de mama?


- mulheres que tem proteses de silicone sao menos propensa a ter cancer de mama?


- existe algum tipo de alimento que ajuda na prevencao do cancer de mama?


- se a mulher for acometida por outro tipo de cancer (utero, ovario, colo do utero), tem mais chance de desenvolver o de mama tambem ou nao?


- a vida da mulher mudou muito nas ultimas decadas: mais responsabilidades, mais estress, mais cobranca, mais agitacao, menos contato com a natureza e muito mais contato com a poluicao, isso influi de alguma forma na maneira como o corpo da mulher reage? ou seja: o estilo de vida da mulher hoje em dia deixa-a mais vuneraveis as doencas, inclusive ao cancer de mama?


- como auxiliar as mulheres de pouco acesso a informacao a ter acesso as informacoes sobre o cancer de mama.... existe estudos que mapeie o perfil das mulheres que sao afectadas pela doenca? ou isso nao e' importante????


Talvez outras duvidas aparecam, entao eu voltarei. E voce tem alguma duvida, fique a vontade nos comentarios e eu acrescentarei aqui.


A informacao e' a melhor prevencao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails