Menu

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O primeiro livro {Post Atualizado}

Eu conheci o blog da Zoe atraves da Gi (do blog Kids Indoors). Ambos blogs indicam livros infantis e propoem atividades para entreter as criancas em casa (e fora tambem).

Sao blogs comprometidos com os leitores e que, alem de postar sempre, envolve os leitores em situacoes diversas. Uma delas e' que a Zoe,  todos os meses lanca um tema e pede para quem quiser escrever/ indicar um livro sobre. Esse mes o tema e' Danca.

E eu que sempre quero participar mas nao consigo, dessa vez vou aproveitar para deixar aqui registrado o primeiro livro do Nicolas, aquele que ele se apaixonou e lemos ele muitas vezes (mas MUITAS mesmo). Ele adora ate' hoje. Esse com certeza e' o livrinho que ira' para a caixa de recordacoes  assim que ele nao lembrar mais desse livro.

So' quero fazer uma observacao: essa nao foi a primeira historia que ele ouviu; quando eu descobri que estava gravida escolhi um livrinho e todos os dias antes de dormir, lia esse livro em voz alta. Como se estivesse lendo para a barriga para ele ir se acostumando com minha voz, entender que depois da historia era hora de relaxar e "dormir". Era muito legal perceber depois de algumas semanas e conforme ele foi crescendo ( na barriga) que tinha dia que ele estava super agitado mas era eu sentar na cama e comecar a ler que ele se acalmava.

O livro que eu quero mostrar hoje e' super simples (mas lindo).

Ele tem um significado especial para nos porque foi presente para o Nicolas de quando eu estava gravida. Uma mae da escola que eu trabalhava ia dar para "charity" uma sacola de livros e a filha dela pediu para doar para meu bebe que ele ia gostar ja' que ela gostava muito.

Foto de set/2008
No livro um menininho conta do que os animais gostam de brincar e a parte da danca aparece na ultima parte quando eles fazem isso todos juntos. Todo mundo ama dancar.




* Gravamos um video do Nicolas (agora com 5 anos) lendo o livro. Assim que eu conseguir subir para o Youtube atualizo o post. Video de junho/2013





quarta-feira, 12 de junho de 2013

Presente virtual + uma receita de um bolo (quase) vegano

Voce ja' deu algum presente virtual para alguem?

Eu ja'. Foi simples mas foi bem legal, sem dizer que voce acaba indicando o post/ a pagina da pessoa tambem. Entao eu diria que sao dois presentes na verdade.

Semana passada foi o aniversario da Margaretsss. Mas nao era so' o aniversario da Margaret, era tambem dia de comemorar um ano de (re)nascimento da Margaretss. Nao podia passar em branco de jeito nenhum.

********

Eu estou ha' tempos procurando umas receitas alternativas de bolo, bolachinhas e paes. Tentando sumir com o leite de vaca de vista. Bem na quinta (dia 06, dia do aniversario da Margarete) vi essa foto linda no facebook. 

Pensei: vou testar e esse sera' nosso presente para ela. 

Olha nao sei achar uma outra palavra que nao seja "delicioso". Foi assim que o bolo ficou. A unica coisa que eu substitui foi o leite, usei o de cabra porque era o que tinha em casa. Por isso no titulo do post coloquei "uma receita de um bolo (quase) vegano", por pouco ele era totalmente sem nenhum ingrediente animal, nao consegui ainda, uma hora chego la'.

Ah e nao repeti a massa, fiz uma unica massa e dividi em duas formas menores. Foi uma primeira tentativa mas irei repeti-lo com certeza.


Para quem quiser provar, segue o link da receita original.

Abaixo segue a receita em portugues.

*******

Fazer o bem sem olhar a quem e' maravilhoso. Nao conheco a Margarete pessoalmente mas acompanho-a atraves do blog, da pagina no facebook e ja' chorei e sorri muito com ela, principalmente durante o periodo em que ela mais precisou de sorrisos, abracos, carinho, oracoes, pensamentos positivos e muita cor. Porque ela e' assim colorida, alegre e nos motiva sempre, a seguir em frente, continuar, nao deixar a peteca cair e colocar uma corzinha na vida, nas unhas, na boca.

Margarete mais uma vez Parabens e muito obrigada por tudo.

********
Receita do Bolo Prestigio
Massa
115g acucar mascavo
4 colheres de cha' de cacau em po'
1/2 colher de cha' de sal
170g farinha
1 colher de cha' de bicarbonato 
90ml oleo vegetal
1 colher de cha' de essencia de baunilha 
2 colheres de cha' de vinagre de maca
200ml agua fria
Em uma bacia misture o acucar, o cacau, o sal, a farinha e o bicarbonato.
Acrescente o olheo, a essencia de baunilha, o vinagre e a agua. Misture devagar com um garfo mas sem bater.
Coloque em uma forma redonda untada com oleo e farinha e leve ao forno por 20/ 30 minutos (forno a 180oC graus).
Faca o teste do palito, se sair limpo e' porque o bolo esta' assado*.
Quando estiver pronto espere esfriar para desenformar. Repita a receita.

Recheio
1/2 lata de leite de coco
1 xicara de coco ralado
1 colher de sopa de maisena
5 colheres de sopa de acucar
Misture 3 colheres de sopa do leite de coco com a maisena.
Em uma panela pequena misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo ate ferver, mexendo bem sempre.
Tire do fogo, espere esfriar antes de colocar no bolo.

Cobertura
55g margarina vegetal
30g de cacau em po'
4 colheres de sopa de leite de amendoa
140g acucar
1 colher de cha' de essencia de baunilha
Misture todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo baixo ate' ferver, mexendo sem parar.
Ferveu retire do fogo e misture ate' esfriar. Acrescente a essencia de baunilha e espalhe sobre o bolo.

{Parece trabalhoso mas nao e', se eu fiz qualquer pessoa pode fazer, acredite!}


E voce ja' deu um presente virtual para alguem? Vamos presentear alguem e fazer essa pessoa um pouquinho mais feliz?


terça-feira, 4 de junho de 2013

Coragem

Semana passada fui a uma celebração simples, bonita e que durou uns 40 minutos.

Foi um evento importante mas não muito formal, o clima era bom lá dentro porque fora caia uma chuva daquelas; mas nem isso tirou o animo de ninguém. O que mais me chamou atenção foi a fala de uma pessoa no final quando já estavam na parte das despedidas e ela falou algo assim:

"Se alguém me dissesse para deixar o pais que eu nasci, meu pais, minha casa, minha família, meus amigos e tudo o que eu tenho para ir para um pais muito longe, começar tudo de novo, aprender uma nova língua, uma nova cultura e construir minha vida novamente... eu não conseguiria. Vocês são muito valentes, corajosos...."

Continuou com algumas poucas palavras que eu não lembro porque estava soando o nariz e disfarçando as dezenas de lágrimas que insistiam em correr pelos meus olhos; mesmo eu tentando controlá-las mas foi uma missão impossível para mim. 

Chorei porque lembrei da historia do meu pai, estava tão perto do aniversário dele para ajudar, lembrei dele contando a viagem que fez de navio por dias até chegar ao Brasil. Lembrei do dia que eu embarquei para a Espanha. Foi um choro de alegria e tristeza ao mesmo tempo.

Alegria: por sermos corajosos. Todos que conseguem sair da sua zona de conforto e ir atrás dos seus sonhos são corajosos.

Tristeza: porque sei que muitas pessoas sofreram muito na tentativa de realizar seus sonhos. Mais uma vez a imagem do meu pai veio a minha mente.



Com tudo isso queria contar um pequeno "causo" para vocês (e deixar registrado aqui). Senta que la' vem historia... 

Em dezembro de 2003 eu estava decidida que iria para a Espanha por alguns anos, tinha dois objetivos:
* conhecer a família do meu pai, minha outra parte da família que eu só conhecia por fotos, algumas cartas e  raros telefonemas (era muito mas muito mais caro fazer ligação internacional "antigamente").

* fazer uma pós graduação que eu havia encontrado em uma universidade justo na cidade da minha família, Sevilha. Que coincidência boa mas eu mal sabia que essa nem era  a principal  coincidência que eu veria.

Passei alguns meses pensando na ideia e em dezembro estava tudo oficializado. Quando comentei com a minha família ouvi comentários de apoio mas a maioria de desencorajamento. Respirei fundo e me mantive firme na minha decisão.

Em fevereiro meus pais viram que a coisa estava ficando séria. Eu tinha cumprido meu aviso prévio, não trabalhava mais e fim de março (dia 25) era o dia do embarque. Então eles falaram que queriam muito fazer uma última viagem comigo pois não sabiam exatamente quando eu voltaria e provavelmente não iriam me visitar na Espanha.

Tentei explicar que não podia gastar nenhum centavo naquele momento, que não queria ir para longe e mesmo com  muitos argumentos concretos não adiantou, eles queriam muito e por fim aceitei.

Fomos para o Ceará para a cidade de Crato e juro para vocês que nunca passei tanto calor na minha vida. Fora que foi uma viagem com bem pouca verba. Só para vocês terem uma noção de como foi tudo, fomos de ônibus - nada mais nada menos-  que três dias sendo que no segundo dia o ar do ônibus quebrou e tivemos que viajar com as janelas abertas para refrescar. 

Mas viajar é sempre bom então nem posso reclamar. Tenho poucas fotos daquela viagem pois ainda não tínhamos máquina digital (acho que só existiam as máquinas profissionais digitais não as mais simples para uso de todos como temos hoje), tiramos fotos em uma máquina de filme, ficamos na casa de uns amigos dos meus pais, dormimos no mesmo quarto e ai que vem uma surpresa no fim da viagem.

Só um parenteses: acho que nunca ficamos tanto tempo juntos como nesses 20 dias. Faltou meu irmão para a família estar completa mas ele não quis ir, não teve jeito. 

No último dia aconteceu algo que todas as vezes que eu lembro me dá um arrepio daqueles. Não sei porque estava olhando algumas coisas em uma comoda, onde deixávamos nossos pertences e peguei a Carteira de Identidade de Estrangeiro do meu pai. Comecei a ver como quem não quer nada e ai eu li algo como Entrada/ chegada no Brasil: 26/03.

Sentei na cama, eu tremia, me deu um nó na garganta e continuei lendo. Idade: 26 anos. Pronto.

Para vocês entenderem: meu pai chegou no Brasil em um dia 26 de março com 26 anos. Eu estava indo para a Espanha e chegaria lá em um dia 26 de março com exatos 26 anos. Faria a viagem contrária do meu pai e com a mesma idade, chegando no mesmo dia.

Minha mãe veio perguntar se eu estava bem, tentei explicar e chorei. 

Coincidência, destino, premonição, planos de Deus... não sei, só sei que essa história marcou nossa viagem e me marcou tão forte, de um jeito que não sei explicar.

No dia da cerimônia da semana passada lembrei muito desse dia. Lembrei também que meu pai se apaixonou tanto pelo Brasil que nunca quis voltar de forma permanente para sua terra.

Foram muitas emoções para uma semana só.

Assim sem querer, sem planejar muito dia 26 de março de 2004 eu comecei um novo capítulo na história da minha vida.

Em um outro post conto como vim parar em Londres.

* desculpa to saudosa, nostálgica e pensando em tudo isso. Será que minha hora de voltar chegou antes do que eu gostaria? Será que eu vou me adaptar? Tantos "serás".


Falo sobre ir embora daqui desde 2011 para quem não viu ou não sabe, segue o post.